Parada encerra Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+

Parada do Orgulho LGBTQIA+ ocorreu neste domingo (27)

28/11/2022 - 23h21

A Assessoria Especial de Políticas LGBTQIA+, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular da Prefeitura de Araraquara, destaca o sucesso do Mês Municipal da Cidadania LGBTQIA+, programação gratuita, diversificada e representativa que contou com palestras, rodas de conversas com especificidades necessárias, mesas de debate, entre outras atividades ao longo deste mês de novembro. A agenda foi concluída neste domingo (27) com a 13ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+, que contou com a participação de 13 mil pessoas.

A atividade teve início com a concentração no Parque infantil e saiu, conduzida por um trio elétrico, rumo ao Gigantão, onde foram realizadas outras apresentações musicais e artísticas. Em 2022, a parada levou o tema 'Orgulhosamente de volta às ruas', por voltar ao formato presencial após dois anos que foi desenvolvida virtualmente por conta da pandemia da covid-19. O intuito foi propor uma reflexão e reafirmar o compromisso com a luta contra qualquer tipo de discriminação, além de promover o respeito à diversidade e a construção de políticas afirmativas para a população LGBTQIA+. Os participantes puderam colaborar com a doação de um quilo de alimento não perecível para ser revertido a famílias em situação de vulnerabilidade de Araraquara.

O prefeito Edinho enalteceu o propósito do evento. "O objetivo é ocupar as ruas novamente, festejando a vida e resistindo à discriminação, celebrando as vitórias, as políticas públicas construídas, mas também pautando os novos desafios na construção de uma sociedade sem nenhuma forma de preconceito. A atividade, que voltou a ser realizada presencialmente após dois anos, devido a pandemia, traz diversidade às ruas", comentou.

Para Edinho, a atividade celebra uma valorização que a cidade demonstra em relação às políticas públicas voltadas para a população LGBTQIA+. "É momento de celebração, de festa, mas é necessário lembrar de como tudo começou. Precisamos saudar os que enfrentaram e lutaram para que hoje este evento pudesse acontecer, em meio a uma sociedade que ainda precisa evoluir, mas que já caminhou muito. Araraquara é vanguarda. Temos um grande aparato de políticas públicas para auxiliar as pessoas LGBTQIA+, englobando saúde física, mental e acolhimento em situações diversas. Aqui a luta por uma sociedade mais igualitária ocorre todos os dias", completou.

A assessora especial de Políticas LGBTQIA+, Erika Matheus, também salientou o engajamento do público. "A parada teve um significado extremo de voltar a ocuparmos as ruas. Foram mais de 13 mil pessoas, entre LGBTs e aliados, conscientizando a luta contra a discriminações, resistindo politicamente e celebrando nossas vidas e existências, especialmente diante de contextos pandêmicos enfrentados nos últimos dois anos. Foi um grito de ardor e de força deste movimento em nossa cidade", ressaltou.

Erika aponta que a programação cumpriu seu objetivo. "A programação do Mês da Cidadania LGBTQIA+ abordou temas caros a serem discutidos. Tivemos uma avaliação positiva diante da participação. É importante frisar que é necessário que o número de participantes cresça mais e mais nessas atividades, pois direitos são conquistados a partir da ocupação e do diálogo efetivo. Foi, realmente, um mês marcante", concluiu.