Exposição com temática da Copa é lançada oficialmente no Museu de Reminiscências

Mostra "Em clima de Copa do Mundo 22: Jogadores de Araraquara que vestiram a camisa amarelinha" vai até o dia 31 de janeiro

29/11/2022 - 21h52

Na manhã do último sábado (26), o Museu de Reminiscências Esportivas "Paschoal Gonçalves da Rocha" recebeu a abertura oficial da exposição "Em clima de Copa do Mundo 22: Jogadores de Araraquara que vestiram a camisa amarelinha", que reúne camisas, fotos, medalhas, troféus e outros itens de atletas e ex-atletas da cidade que já defenderam a Seleção Brasileira. A exposição vai até o dia 31 de janeiro do ano que vem.

A atividade contou com a presença de aproximadamente 30 pessoas, entre esportistas, convidados, familiares dos homenageados e admiradores do futebol. A Prefeitura de Araraquara foi representada pelo coordenador de Esportes, Lazer e Alto Rendimento, Edio Lopes. Entre os homenageados, estiveram presentes o ex-jogador Fabrício Maia, que também atuou como coordenador do futebol feminino da CBF, e os ex-atletas Silvinho e Dê, que também atuaram pelas categorias de base da Seleção Brasileira, além do jornalista Rodrigo Viana, que já vestiu a camisa da Seleção Brasileira de Escritores.

Rodrigo Coutinho Sossolote, o Soró, que é monitor do Museu de Reminiscências, espera agradar os visitantes com o novo conteúdo, que se junta à exposição "Roseli 'Basquete' Gustavo da Silva", em homenagem à ex-jogadora araraquarense que defendeu a Seleção Brasileira de Basquete e que hoje atua como presidente da Fundesport. "Além da exposição em homenagem aos atletas de Araraquara que vestiram a Amarelinha, decidimos deixar fixa a exposição em homenagem à Roseli e colocamos uma terceira exposição, com camisas de outras seleções, fornecidas por Diego Coxi. O museu está muito bonito, muito rico com as exposições e será um prazer receber as pessoas. Várias escolas já estão agendadas e esperamos, com essas mostras, cultivar o amor pelo Brasil e pelo esporte", comentou.

Além dos homenageados que estiveram presentes, a mostra reúne itens de Maurinho (primeiro araraquarense a ir para a Seleção Brasileira, em 1954), Dudu (atuou pela Seleção de 1965 a 1968), Mauro Pastor (que defendeu a Seleção em 1982), Careca (que vestiu a amarelinha de 1982 a 1993), Valdir (que disputou a Copa América de 1991), Tuti, Fabrício, Washington e Marinho Rã (que defenderam seleções de base), Grafite (que atuou pela Ferroviária no início de carreira e disputou a Copa 2010 pelo Brasil), PC de Oliveira (que foi técnico da Seleção Brasileira de Futsal), Rogério Enxides (que foi goleiro da Seleção Brasileira de Futebol Society) e as jogadoras Andréia Rosa (medalhista de prata nas Olimpíadas de 2008), Bia Zaneratto, Luciana, Rafa Mineira, Aline Milene, Daiane, Mônica Hickmann e Mônica de Paula (ex-jogadora que conquistou a medalha de prata com o Brasil nas Olimpíadas de 2004). A exposição fica aberta para outros nomes serem integrados até sua conclusão.

Natal Solidário

O Museu de Reminiscências Esportivas também realiza sua campanha "Natal Solidário 2022", que visa arrecadar brinquedos e guloseimas para crianças em situação de vulnerabilidade social de Araraquara. As doações podem ser feitas até o dia 16 de dezembro no próprio museu.

Museu de Reminiscências Esportivas

O Museu de Reminiscências Esportivas Paschoal Gonçalves da Rocha fica no complexo aquático do Estádio da Fonte Luminosa Araraquara, atrás da arquibancada das piscinas, com entrada pelo portão 4 do complexo. A exposição é apoiada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Araraquara e Fundesport, e conta com o apoio de Clube Araraquarense, Chaveiro Móvel do Carlão, Juliana Pereira Pedagoga, Despachante Araraquara, Marcos Garrido Vereador, Coxinhas Douradas de Bueno de Andrada, +3 Minutos, Panificadora Bortolozo, Nice Salgados e Malharia Bruno.

Inaugurado em 25 de agosto de 2015, o museu é formado pelo acervo do historiador e torcedor símbolo da Ferroviária, Paschoal Gonçalves da Rocha, com mais de 10 mil fotos, entre elas do time da Ferroviária, do esporte amador e de clubes amadores de Araraquara e da Seleção Brasileira de Futebol. Entre os itens em exposição no local estão camisas, fotos e troféus.

Falecido em 19 de novembro de 2014, Paschoal não chegou a ver a Ferroviária retornar para o Paulistão em 2015 e também não viu seu museu ser inaugurado sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e da Prefeitura de Araraquara. A programação do espaço conta com apoio cultural mensal do Clube Araraquarense e do vereador Marcos Garrido, que ajudam na manutenção do museu, e do grupo Filhos do Paschoal.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 11h e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo celular/Whatsapp (16) 99701-6489 ou pelo e-mail filhosdopaschoal@filhosdopaschoal.com.br.