Dia Mundial de Luta Contra a Aids tem ação especial em Araraquara

Orientações, preservativos e testagens rápidas de HIV e sífilis são alguns dos serviços que serão oferecidos nesta quinta, 1º de dezembro, no Paço Municipal

30/11/2022 - 21h13

Nesta quinta-feira, 1º de dezembro, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Prefeitura de Araraquara realizará uma ação das 9h às 16h em frente ao Paço Municipal, com o propósito de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids.

Na ocasião, haverá testagem rápida de HIV e sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia, aconselhamento, mini-palestras, entrega de preservativos e materiais educativos, além de atividades culturais como apresentação de capoeira, música com os integrantes das Oficinas Culturais e apresentação de coral.

A ação integra a programação do "Dezembro Vermelho", campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017 e que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids de Araraquara, Saliane Ribeiro, falou sobre a importância da mobilização. "Neste ano, o tema da campanha 'Fique sabendo' é o preconceito zero. É preciso abster-nos de quaisquer formas de discriminação, seja por raça, cor, opção sexual, religiosa ou de patologias. O homem é igual perante a Deus e seu intelecto não pode ser medido pela cor da pele, crença, sexualidade. Vivemos em um país livre e de forma alguma devemos sofrer por nossas escolhas. Em relação ao HIV/AIDS, o vírus não transmite pelo afeto, abraço, apertar as mãos, compartilhar espaços e ideias. O vírus pode matar o corpo, se não tratado, mas o preconceito pode matar a alma e a esperança", comentou.

Em Araraquara, o "Dezembro Vermelho" conta com uma agenda de testagem rápida de HIV e Sífilis, além da entrega de preservativos em diversos pontos da cidade, em uma ação denominada "Fique Sabendo", que consiste em uma equipe atendendo as pessoas após o fechamento do posto de saúde, das 17h30 às 20h30, ao lado das unidades. A primeira região a receber esse serviço foi o Jardim América nesta quarta-feira (30), no Centro Municipal de Saúde (CMS). No mesmo horário, a ação será realizada no dia 5 de dezembro na USF do Vale do Sol, no dia 8 na região das boates, no dia 12 no CMS do Yolanda Ópice, no dia 13 na USF do Hortências, no dia 14 no CMS do Cecap e no dia 16 na USF do Altos do Pinheiros. No dia 3, também haverá testagem rápida das 9h às 16h no Parque Infantil.

Orientações

Em participação no “Canal Direto com a Prefeitura” desta quarta-feira (30), transmitido ao vivo pelo Facebook, Saliane apresentou informações e orientações sobre a prevenção, as formas de contágio e o tratamento para o HIV. A gerente ressaltou que a pessoa estar com o HIV e conviver com o vírus não a torna uma pessoa doente. A Aids se configura quando já existe alguma infecção oportunista no organismo. “Ela só vai adoecer se não fizer o tratamento adequadamente”, afirmou.

“Quando a pessoa é detectada com o vírus, ela vai ser submetida a uma consulta médica e a exames de laboratórios. O médico é que vai indicar o melhor antirretroviral para aquela pessoa. Existem várias combinações de antirretrovirais. E é importante não só fazer o uso da medicação, mas comparecer às consultas. A gente tem muito problema com faltas. A pessoa está bem e não retorna para as consultas, mas os medicamentos podem apresentar efeitos colaterais. E o médico, durante a consulta, tem esse olhar para ver se vai ou não manter aquela medicação”, explicou Saliane.

O contágio do HIV pode se dar de diversas formas: contato sexual desprotegido, compartilhamento de agulhas e seringas, contato com qualquer secreção ou fluido corporal da pessoa infectada e transmissão vertical (quando a mãe transmite para o filho durante o parto ou na amamentação).

Em Araraquara, informou Saliane, não há registro de transmissão vertical há 17 anos, fruto do trabalho do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), da rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde e da Maternidade Gota de Leite.

Para a gerente, o fato de os avanços da medicina permitirem que se conviva com o HIV causou um certo descuido entre as pessoas mais jovens. Por isso, as campanhas de conscientização sobre o sexo seguro e a prevenção são importantes. “Os mais jovens não conheceram a face da Aids. Conhecem o HIV como infecção crônica, mas não tiveram o desprazer de acompanhar todo aquele sofrimento. Se hoje já é um sofrimento, antes era mais ainda. Eles estão um pouco descuidados. E agora, com a questão da Covid, as pessoas desviaram um pouco o foco e esqueceram que a Aids continua aí em uma pandemia que existe há 40 anos e vem matando silenciosamente”, analisou Saliane.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra deste programa e dos anteriores continua disponível para visualização no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

Galeria de Fotos