Agenda cultural traz dicas gratuitas para aproveitar a cidade

Exposições, festival, feiras de empreendedores e de livros usados agitam a programação

01/12/2022 - 21h03

A agenda cultural da Prefeitura de Araraquara traz dicas para o final de semana. São diversas atrações gratuitas realizadas ou com o apoio da Prefeitura de Araraquara por meio de suas secretarias, a fim de entreter famílias, crianças, jovens e adultos.

Um dos destaques é a exposição “Ocupação Mestre Jorge”, no Museu Voluntários da Pátria, apresentando obras deste artista de Araraquara que faleceu em 2010. Suas obras estão distribuídas por todas as salas do museu, além de uma sala inteira dedicada às suas esculturas, reunindo um total de 23 obras de Mestre Jorge. A exposição segue até junho do próximo ano, com visitação das 9h às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

Também durante a semana, de segunda a sexta, é possível conferir a exposição “Capas e Copas”, no Museu dos Esportes, na Arena da Fonte. A exposição digital que reúne álbuns de treze Copas do Mundo, do período de 1950 a 2018. São arquivos digitalizados com os álbuns completos e também réplicas das capas destes álbuns. A exposição pode ser visitada até 06 de janeiro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17 horas.

Neste sábado (03), a partir das 17h, no Museu Ferroviário, tem o Delas Festival, reforçando pautas feministas e fortalecendo o protagonismo das mulheres no campo criativo conta com uma equipe de produção 100% de mulheres de diversas áreas de atuação. A celebração traz vozes femininas com poesia, protestos, músicas e ritmos. Performances e live paint também acontecerão nesta edição, além de um espaço com empreendedores da alimentação, bebidas, tatuagem, espaço de brincar para crianças e merchandising das bandas e do festival.

Final de semana também tem as feiras de empreendedores e artesãos. No sábado, a GiraFeira estará na Praça Pedro de Toledo das 9 às 14 horas, enquanto no domingo, no Parque Infantil, tem a Feira Tô em Casa, das 10 às 19 horas. As feiras reúnem artistas, artesãos e empreendedores com sugestões para presentear, além de delícias para saborear com preços módicos.

Domingo também é dia de Choro das Águas, programa que sempre agrada toda a família. Na Praça do Daae – Fonte Luminosa, a partir das 16h tem Feira de Artesanato; às 16h30 tem atividade infantil “Leitura no Parque”, com Nerita Pio, e às 18h show musical “Nos tons de Tom”, com Paulo Melocro.

Vale destacar que, nesta segunda (05) começa a “Feira da Mário” – a feira de trocas e vendas de livros da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. O público pode trocar obras já lidas por outras de seu interesse, ou adquirir novos títulos a preços populares, de R$ 5,00 a R$10,00. A feira será das 8h15 às 19h30.

Na próxima terça-feira (06), o experimento cênico “Pé” será apresentado no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues às 20 horas. A atividade é resultado da oficina "Teatro Imaginação: Transformando os Sentidos", ministrada pelo artista Victor Ferrari dentro do programa das Oficinas Culturais Municipais. Participam da atividade os alunos da Oficina de Teatro para jovens e adultos do Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand.

 

SERVIÇO:

 

·         Exposição “Ocupação Mestre Jorge”

Local: Museu Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº - cruzamento da Rua Carlos Gomes com Avenida Duque de Caxias – Centro)

Período: até 02 de junho de 2023

Horário de visitação: das 9h às 17 horas, de segunda à sexta-feira

 

·         Exposição “Capas e Copas – álbuns de 1950 a 2018”

Local: Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara (Rua Mauro Pinheiro, s/nº, no Estádio Municipal Dr. Adhemar Pereira de Barros – Arena da Fonte)

Período: até 06 de janeiro de 2023

Horário de visitação:  das 9h às 17 horas, de segunda à sexta-feira

 

·         Delas Festival 2022

Local: Museu Ferroviário de Araraquara (Rua Antônio Prado, s/nº - Centro)

Data: sábado (03/12)

Horário: 17 horas

 


·         Gira Feira

Local: Praça Pedro de Toledo (na altura da Rua Carlos Gomes com a Avenida Portugal – Centro)

Data: sábado (08 de outubro)

Horário: das 9h às 17h

 

·         Feira Tô em Casa – “Copa do Mundo”

Local: Parque Infantil (cruzamento da Rua São Bento com Av. Prof. Jorge Corrêa - Centro)

Data: domingo (04 de dezembro)

Horário: das 10h às 19 horas

 


·         Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 - Vila Harmonia - próximo ao Gigantão)

Data: domingo (04 de dezembro)

Horários:

- 16h: Feira de Artesanato

- 16h30 às 17h30: Nerita Pio, com “Leitura no Parque” (atividade infantil)

- 18h às 19h30: Paulo Melocro (música/MPB)

 


·         Feira da Mário (troca e compra de livros usados)

Local: saguão inferior da Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)

Período: de 05 a 09 de dezembro

Horário: de segunda à sexta-feira, das 8h15 às 19h30

 


·        Experimento cênico “Pé” - resultado da oficina "Teatro Imaginação: Transformando os Sentidos"

Local: Teatro Wallace Leal (Av. Espanha, 485, Centro - Araraquara)

Data: terça-feira (06 de dezembro)

Horário: 20 horas


 

Programação gratuita