Atividade teve o propósito de sensibilizar a sociedade para a importância do combate e eliminação de todos os tipos de violência
05/12/2022 - 19h58
Foi realizada neste domingo (4) a "5ª Caminhada pelo fim da violência contra as mulheres e meninas", mobilização que teve o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do combate e eliminação de todos os tipos de violência. A atividade integrou a programação dos "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas", mobilização realizada pela Prefeitura de Araraquara com
A concentração teve início no Parque Infantil e o percurso passou pela Avenida Arcângelo Nigro, Rua Nove de Julho e Avenida Bento de Abreu, até chegar à Praça do Daae. A atividade foi uma iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Araraquara por meio do Centro de Referência da Mulher e da Coordenadoria de Políticas para Mulheres. O encontro contou também com apoio e participação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres, das Promotoras Legais Populares, do Movimento Luto Contra as Violências, do Centro de Referência Afro, da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A coordenadora executiva de Políticas para Mulheres, Grasiela Lima, destaca que a caminhada foi uma ação de extrema importância dentro da mobilização. "Entendo que essa união de diferentes grupos e instituições, tanto do poder público, como da sociedade civil organizada, demonstrou o nosso compromisso no combate à violência de gênero no nosso município, além de dar maior visibilidade à necessidade de se reforçar as estratégias de prevenção da violência e também da efetivação dos direitos humanos das mulheres e meninas. Sendo assim, a caminhada cumpriu seus objetivos, pois fizemos ecoar, pelas ruas percorridas no trajeto, que é preciso que toda a sociedade também assuma de fato o compromisso pela eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres e meninas", comentou.
A programação dos "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas" contou com um evento preparatório no dia 16 de novembro, na Câmara Municipal, que recebeu o lançamento da campanha “Luto contra as violências”, uma parceria da Coordenadoria de Políticas para Mulheres com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres. A mobilização também integrou a Marcha Unificada no dia 20 de novembro, que reuniu também a Marcha da Consciência Negra e a Marcha do Dia Internacional da Memória Trans. Desde então, várias ações vêm sendo desenvolvidas dentro da agenda, que conta com ato de sensibilização e panfletagem, oficina de cartazes, marcha unificada, rodas de conversa, mesas redondas, caminhada, lançamento de e-book, entre outras ações que se estendem até o dia 10 de dezembro.
Confira abaixo os próximos eventos da programação dos "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres e meninas":
PROGRAMAÇÃO
7 de dezembro
Roda de Conversa "Transfobia e Violência Contra as Mulheres Trans e Travestis"
19h - Centro de Referência da Mulher (CRM)
10 de dezembro
Sarau na Praça: “Mulher é Verbo que se fez Luta”. Encerramento da Campanha “Luto Contra as Violências” e da Mobilização “21 Dias de Luta Pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”
18h – Praça das Bandeiras