Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente começa nesta quarta (7)

Conclusão acontece nesta quinta (8) na Etec Profª. Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial)

06/12/2022 - 22h21

A Prefeitura de Araraquara, por meio das secretarias de Direitos Humanos e Participação Popular e Assistência e Desenvolvimento Social, e o Comcriar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara) realizam nesta quarta (7) e quinta-feira (8) a 11ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento será realizado na Etec Profª. Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), no Centro, e possui como tema central “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade". Antes mesmo da conferência principal, foram realizadas pré-conferências durante o mês de novembro.

O coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro, destacou que o tema do pós-pandemia na conferência não envolve apenas saúde. “Temos a questão das crianças que tiveram o ensino prejudicado durante esse processo. A mesma coisa com famílias que, por inúmeros motivos, tiveram queda na renda e desemprego, com crianças indo para o trabalho infantil. Temos que focar em todos os direitos: na saúde, na educação e na assistência social”, explicou.

A conferência será iniciada nesta quarta, às 18h30, com a abertura oficial (mesa de autoridades e apresentações culturais). No dia seguinte, das 8h30 às 12h, ocorre recepção, credenciamento e palestra com a professora Ana Cristina de Souza sobre o tema da conferência.

A palestrante é graduada em Pedagogia pela Uninove (Universidade Nove de Julho) e pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Paschoal Dantas, além de docente de Desenvolvimento Social no Senac de São Bernardo do Campo, entre outras formações e experiências profissionais na área. Mais tarde, das 13h às 17h30, é a vez dos trabalhos em grupo divididos por eixo, plenária de aprovação das propostas, escolha de delegados e encerramento.

A conferência municipal é aberta a toda a população interessada em fortalecer as políticas públicas em relação à criança e ao adolescente. O credenciamento também pode ser antecipado no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br (é só clicar em um banner exibido logo na página inicial). A Etec Profª. Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial) fica na Avenida Bandeirantes, nº 503, no Centro.

Galeria de Fotos