ABA/Fundesport é campeã invicta da Liga Regional Sub-17

Título foi conquistado com vitória sobre equipe de Franca no Ginásio da Pista

07/12/2022 - 21h50

A ABA/Fundesport sagrou-se campeã da Liga Regional de Basquete Masculino Sub-17 ao vencer a equipe Manoel Franca por 87 a 60 na final realizada no último domingo (4) no Ginásio da Pista, em Araraquara. Esse foi o segundo jogo da série melhor de três da final, que teve início com a vitória na casa do adversário por 74 a 42. Com as duas vitórias, a equipe araraquarense eliminou o terceiro jogo e levantou a taça diante de sua torcida.

O título foi conquistado com uma campanha invicta, com seis vitórias em seis jogos. O técnico André Carrascoza comemorou o desempenho de sua equipe e lamentou a desistência de um dos participantes da disputa. "Felizmente estávamos em um nível acima das equipes e foi até meio tranquilo o campeonato para nós. Contávamos que o Praia Clube de Minas Gerais participaria do campeonato e isso nos daria um bom parâmetro, visto que é o time vice-campeão brasileiro. Foi uma pena não terem participado porque seria um jogo para realmente medirmos o nível do nosso time. Nossa equipe é sub-17 e 90% dos meninos disputaram o Paulista no time sub-18 da Fundesport. Jogar o Paulista somente com meninos da cidade, mesmo que a equipe não tenha ido tão bem, elevou o nível dos meninos de forma muito bacana. Pretendemos no próximo ano usar esses meninos novamente no sub-18, o que seria o segundo ano deles nessa categoria", comentou.

O treinador destaca que o título coroou um ano de muito trabalho do grupo. "É uma equipe jovem, com muitos meninos que têm talento, com alguns destaques que vão aparecer em breve. É uma equipe que trabalhou muito durante o ano e foi contemplada com esse título. É começo do trabalho, como dizemos desde o ano passado. Estamos reestruturando a Associação de Basquetebol de Araraquara e estamos trabalhando para montar um parâmetro para o futuro e não para agora. É uma equipe que teve que passar por muita dificuldade em pouco tempo de trabalho e conseguiu responder bem", apontou.

No final de novembro, a ABA já havia feito uma boa campanha na Copa Revelar Sub-15, onde terminou com o vice-campeonato. As equipes araraquarenses voltam agora suas atenções para as competições da próxima temporada, animadas com o trabalho realizado neste ano. "Ficamos felizes porque não trabalhamos para ganhar título, mas para fazer essa reestruturação. No ano passado não conseguimos o título sub-17, mas neste ano conseguimos trazer de volta esse patamar regional para Araraquara. Não queremos parar nesse nível, queremos crescer e estruturar de uma maneira para conseguirmos fazer o basquete de Araraquara voltar a ser forte e segurar os meninos de nível na cidade para futuramente servir esses meninos para as equipes adultas", acrescentou André.

Ele destaca a importância do trabalho da ABA e da parceria com a Fundesport. "A Associação tem um mérito gigante de não permitir que esse trabalho acabe, desde a questão da Escolinha até as equipes de competição. Tem a parceria com a Fundesport, com a questão de logística e arbitragem, entre outras. Esperamos que essa parceria seja ainda mais forte no próximo ano para conseguirmos fazer esse trabalho crescer cada vez mais para favorecer os meninos e o basquete da cidade. Além dessa questão da formação de atletas, o que estou tentando ajudar nessa minha vinda desde o ano passado para a Associação é formar novos profissionais também. É ajudar nessa formação para ter mais gente capacitada e que a possamos fazer um grupo de trabalho bom, que consiga elevar o nível do basquete e ajudar nas outras sequências que teremos de equipes mais para frente", completou.

Vale destacar que neste sábado (10), das 8h às 12h, no Ginásio da Pista, a Associação de Basquetebol de Araraquara realizará uma seletiva de basquete para jovens de 11 a 17 anos, com o propósito de reforçar as equipes de base para o próximo ano. Para participar, basta comparecer com roupas adequadas para treino e garrafa de água. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3472-5505.