Priscila Luiz participou da edição desta quinta-feira (15) do programa "Canal Direto Especial Fim de Ano"
16/12/2022 - 01h18
Em participação na edição desta quinta-feira (15) no "Canal Direto Especial Fim de Ano", a secretária de Comunicação, Priscila Luiz, apresentou um balanço das ações realizadas em 2022 e revelou as perspectivas para o próximo ano. O programa foi exibido no Facebook da Prefeitura, onde o vídeo se encontra disponível para visualização.
Priscila falou sobre a principal função de sua pasta. "A Secretaria de Comunicação é um elo entre o governo, com suas diversas secretarias e diversos serviços prestados, e a própria população. Todas as ações das secretarias, de alguma forma, perpassam pela nossa secretaria. A Secretaria de Comunicação dá vazão às informações que precisam chegar à população, bem como às informações da população que precisam chegar à Prefeitura", resumiu.
Ela falou sobre as divisões que envolvem o trabalho realizado diariamente pela SECOM, que pode ser definida como um 'braço' de todas as outras secretarias. "Temos o setor de imprensa, onde fazemos esse elo também com a imprensa de Araraquara, que é extremamente importante, temos o setor de publicidade, que elabora as campanhas institucionais, educativas e campanhas sobre os serviços públicos, e também o setor de cerimonial, de eventos públicos, que é uma outra vertente da Secretaria de Comunicação. E tem a prestação de contas também, com esse diálogo e transparência com a população, que também passa pela nossa secretaria. Resumindo, ela é essa interface, esse elo, entre população e governo", comentou.
Um ano de retomada
Priscila falou também sobre as ações de destaque realizadas ao longo de 2022. "Esse ano foi um pouco atípico. Vínhamos de dois anos, 2020 e 2021, em que tivemos que aprender a lidar, fazer eventos e fazer comunicação de forma totalmente remota. Neste ano tivemos a retomada das atividades presenciais, em virtude da queda dos números de Covid-19 e da queda significativa de internações e óbitos devido à vacinação. Com isso, tivemos a retomada de muitas ações que fazíamos antes da pandemia e também tivemos que reaprender a fazê-las, visto que era uma volta que tinha que ser feita de forma muito pensada e gradual. Algumas coisas ainda precisaram ser híbridas, presenciais e remotas. Então, para mim, esse ano foi de reaprender. O ano de retomada", salientou.
Papel das redes sociais
Em resposta a uma questão abordada por um internauta, Priscila falou sobre a relevância das redes sociais para o trabalho de aproximação da Prefeitura com a população. "As redes sociais foram fundamentais desde o começo, quando assumimos a Secretaria de Comunicação com a nossa proposta de fazer esse elo, esse canal verdadeiramente direto com a população. As redes sociais foram extremamente importantes, mas em especial durante a pandemia, porque foi através das redes sociais que dialogamos intensamente e diariamente com a população. Elas tiveram um papel muito especial naquele momento, quando conseguimos fazer a comunicação com as pessoas, seja por boletins, por campanhas, por releases, enfim, diversos instrumentos que utilizamos, e continuam sendo muito importantes", mencionou.
Perspectivas para 2023
A secretária de Comunicação afirmou que uma das metas para o 2023 é o lançamento do novo site da Prefeitura, o que deve ocorrer já no início do ano. "Reconhecemos alguns pontos do nosso site que precisariam ser potencializados, aprimorados, para que ele possa, de fato, garantir a acessibilidade. Então o grande mote da secretaria hoje é terminar todos os conteúdos e atualizações para podermos colocar no ar o novo site. Vai ser bom para a população e vai ser bom também para os servidores que utilizam o site todos os dias", esclareceu.
Além disso, a Secretaria de Comunicação possui diversas campanhas realizadas ao longo do ano que também buscam a união com a população na tratativa de temas importantes para a cidade. "Existem muitas campanhas que fizemos neste ano, mas que devem ser sempre reforçadas. Destaco aqui campanhas de trânsito, que são extremamente importantes, feitas em parceria entre a nossa secretaria e a Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, que realiza uma série de ações mensalmente, seguindo o calendário do Detran, para que possamos pautar a questão do trânsito, da redução de acidentes, entre outras. Falo também sobre campanhas que temos potencializado bastante, que envolvem a questão do bem-estar animal. Junto com a Carol Mattos Galvão, que é a coordenadora de Bem-Estar Animal, temos feito muita coisa nesse sentido, sobre adoção, guarda responsável, entre outras. Outro grande tema que abordamos é o combate ao trabalho infantil, que é uma campanha que estamos sempre pautando. A dengue também é um tema que tem que estar sempre na nossa pauta, dentre outras campanhas importantes que estamos sempre aprimorando para tentar colocar na pauta da sociedade", pontuou.
Mensagem para o Ano Novo
Em uma mensagem para o Ano Novo, Priscila destacou a necessidade de difundir a boa convivência entre as pessoas em todos os setores da sociedade. "Vem muitas coisas na nossa cabeça sobre união, solidariedade, amor, mas pensei em uma palavra para resumir tudo, sendo concisa e direta. Para mim, a palavra paz resume tudo. Estamos em um momento em que estamos precisando de paz. Ninguém consegue progredir, ninguém consegue se desenvolver em um ambiente se não for de paz. As pessoas não conseguem ser felizes em um ambiente se não for de paz. Estamos em um momento em que vemos as mais diversas intolerâncias, religiosa, racial, política. Nas redes sociais, que é um ambiente em que vivemos por conta do nosso trabalho, isso é ainda mais potencializado. Por isso o meu desejo é que tenhamos um ambiente de paz, para que possamos conversar melhor, agir melhor e isso para todos nós e em todas as esferas da nossa vida", reforçou.
Agradecimento especial
Priscila aproveitou o espaço para fazer uma menção especial aos funcionários da Secretaria de Comunicação. "Fazemos comunicação na Prefeitura de Araraquara com os nossos servidores. Não digo que é errado ou certo, mas outras prefeituras se utilizam de agências, mas nós utilizamos da nossa própria força criativa, da nossa força de produção. Todas as campanhas, matérias que vão para jornal, releases, atendimento à imprensa e muitas campanhas (rádio, TV, jornais), tudo isso é feito pelos nossos servidores e eu tenho muito orgulho disso. Todo o processo criativo passa por nós. Nós criamos as campanhas, nós produzimos as campanhas e fazemos todo esse processo de diálogo com a população no quarto andar da Prefeitura, com os nossos servidores, e essa não é uma tarefa fácil", citou.
Priscila lembrou de um momento marcante relacionado ao trabalho de sua equipe. "No auge da pandemia, me recordo de sentar com os servidores e falar que era o nosso papel dialogar com a cidade. Ninguém deu um passo para trás. Ao contrário. Foram aguerridos. As pessoas talvez não saibam, mas o boletim epidemiológico do Comitê de Contingência, lido pela Eliana Honain, nossa secretária de Saúde, é feito pela Secretaria de Comunicação. Era diário e, durante dois anos e meio, ficamos diariamente pautando a cidade, pautando os jornalistas, pautando as pessoas, sobre o que estava acontecendo, quais eram as orientações, o quadro epidemiológico, os casos, etc. Trabalhamos arduamente e a Eliana, sempre que pode, fala que o tripé do combate à pandemia na cidade foi a Saúde e a parceria com as universidades e a ciência, a Assistência Social, porque conseguimos contribuir com as pessoas que mais precisavam, e a Comunicação, porque comunicar as pessoas do que estava acontecendo era extremamente importante. O que mais me emociona é lembrar de quando vimos que estávamos com cinco casos diários neste ano e decidimos transformar o boletim diário em boletim semanal. Aquilo fez um filme passar na minha cabeça sobre o quanto a comunicação pública foi fundamental em todo esse processo", completou a secretária.