Secretário destaca tecnologia para tornar trânsito de Araraquara mais seguro

Ações desenvolvidas pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana durante o ano foram apresentadas por Nilson Carneiro no ‘Canal Direto Especial Fim de Ano’

19/12/2022 - 23h19

As ações de Araraquara nas áreas de trânsito e de transportes durante 2022 foram apresentadas nesta segunda-feira (19) pelo secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro, no “Canal Direto Especial Fim de Ano”, exibido ao vivo no Facebook da Prefeitura.

Nilson iniciou explicando aos internautas as funções da secretaria, que foi recriada pela gestão municipal em agosto. Uma das atribuições é cuidar do transporte público, que possui dois contratos: com a Viação Paraty, válido para as linhas da região norte de Araraquara, e com o Consórcio Araraquara de Transportes (CAT, formado por Empresa Cruz e Viação Paraty), responsável por 80% de toda a movimentação de passageiros no município.

Segundo Nilson, são 750 mil passageiros transportados por mês. A secretaria faz a fiscalização dos horários de partida, itinerários e todo o planejamento para atender o crescimento da demanda em bairros novos que vão surgindo.

“Em Araraquara, como é uma cidade pujante, dinâmica, temos que ajustar o sistema toda hora. Abriu um conjunto habitacional, com 300 apartamentos, e vão morar 1.000 pessoas: isso exige um novo dimensionamento do sistema de transporte”, destacou o secretário.

Na área de mobilidade urbana, o secretário destacou os investimentos em segurança no trânsito, como implantação de lombadas, lombofaixas e guias rebaixadas. “Nossa prioridade sempre vai ser o pedestre. Logo depois, o transporte coletivo, como o modal de transporte mais importante aqui na cidade”, disse.

Tecnologia
Na parte de trânsito, Nilson ressaltou toda a tecnologia utilizada nas ruas da cidade para a segurança de pedestres e motoristas. São 200 cruzamentos semaforizados ligados em uma central de monitoramento. A secretaria atua na sinalização horizontal (faixas) e na sinalização vertical (placas).

O secretário informou que 100% das lâmpadas semafóricas agora são de LED. Além da maior durabilidade, os semáforos de LED garantem que, em caso de algum defeito, apenas parte das lâmpadas se apague, enquanto as luzes restantes podem continuar acesas e orientando o trânsito.

Além disso, 90% de todos os semáforos da cidade possuem temporizador com contagem regressiva, contribuindo para a segurança do trânsito. A meta é chegar aos 100% no ano que vem.

A secretaria monitora 50% dos semáforos da cidade pelo celular. “O semáforo apresenta algum defeito e entra no amarelo piscante. Através do celular, nós estamos conseguindo descobrir qual o defeito e arrumando o semáforo. Existe um chip no controlador da telefonia e conseguimos arrumar distante, sem ir no local. Quando ocorre algum curto-circuito, em dia de temporal e chuva, depois da chuva a gente vai fazer a manutenção. Mas estamos em uma época de modernização, que a gente chama de sistemas de transporte e trânsito inteligentes”, explicou.

Nilson ainda lembrou que, na área do transporte, todas as linhas são monitoradas através de GPS. “Recebemos no Terminal de Integração e na central de operação a movimentação de todos os ônibus. A gente tem o controle de todo o sistema operacional dos ônibus. A cidade está bem avançada nessa área de tecnologia.”

Plano Municipal
O secretário ainda destacou a parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Araraquara, que projeta a cidade para os próximos dez anos.

“Estamos preparando o projeto de lei para enviar para a Câmara Municipal no início de 2023. Tem um grande plano cicloviário, modalidade que não polui [o meio ambiente]. Foi um plano muito bem feito por técnicos de várias áreas da Prefeitura e coordenados pelos professores da UFSCar”, destacou.

Educação
Nilson ainda ressaltou o trabalho educacional realizado com crianças e adolescentes nas escolas. Uma dessas iniciativas é o Consetrans (Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara), que chegou à 18ª edição e engloba oito modalidades: Pintura/Desenho e Colagem, Cartaz, Música, Maquete, Redação, Poesia, História em Quadrinhos e Artes Plásticas.

“Estamos há 18 anos trabalhando com o Consetrans. A gente está tentando fazer com que Araraquara seja uma cidade bastante segura e respeitosa, treinando as crianças, os menores”, afirmou.

Ao vivo
O “Canal Direto Especial Fim de Ano” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, e às sextas-feiras, às 11h30, ao vivo, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.