Força-tarefa da Prefeitura garante assistência às famílias afetadas pelas fortes chuvas

Equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade, Guarda Civil e Defesa Civil estão realizando visitas para prestar socorro e assistência à população atingida pela chuva

29/12/2022 - 21h57

Desde o final da tarde de quarta-feira (28), as equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade, Guarda Civil e Defesa Civil estão percorrendo a cidade pelos pontos mais críticos e realizando visitas para prestar socorro e assistência à população atingida pelas fortes chuvas no município de Araraquara. 

De acordo com a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, foram adotadas de imediato medidas e atividades para o enfrentamento às consequências do risco. “O município está em alerta, atuando com as equipes da política pública de assistência social, Fundo Social de Solidariedade, Guarda e Defesa Civil em ações que visam o socorro e a assistência da população atingida”, afirma. 

Jacqueline destaca que, dentre as ações de resposta emergencial, além daquelas realizadas para o socorro imediato às vítimas, está o atendimento socioassistencial, realizado pelas equipes técnicas que atuam no SUAS do município. “Neste sentido, foram fornecidas às famílias cestas básicas, cobertores, alimentação pronta (marmitex), lonas, atendimento socioassistencial, também foram realizados encaminhamentos para demais políticas públicas e o acionamento da rede de apoio/familiares”. 

Ainda segundo ela, as situações presenciadas in loco pelas equipes, identificaram danos estruturais em alguns locais. “Alguns imóveis tiveram entrada de água devido ao destelhamento, muros foram rompidos com a força das águas, provocando inundações, estruturas abaladas, ocasionando rachaduras. E, fatalmente, registramos o caso mais grave; seis membros de uma mesma família perderam a vida, devido o desabamento da ponte do Ribeirão das Cruzes”. 

Jacqueline também reforçou que as equipes de abordagem social estão prestando atendimento à população em situação de rua. “As equipes que atuam nas ruas, na abordagem social, também estiveram fazendo identificando as situações nas ruas, das pessoas em situação de rua, chamando para os serviços, vendo a situação de cada um. E no caso daqueles que não aceitaram os serviços, vendo a questão de roupa, alimentação e cobertores”, relata. Por fim, a secretária reitera que os trabalhos devem continuar nos próximos dias. “Devido à complexidade das situações encontradas, seguiremos atuando de forma a assegurar a proteção das pessoas e famílias atingidas pelas fortes chuvas”.  

 

Orientações da Defesa Civil

O gerente responsável pelo órgão de Proteção e Defesa Civil Municipal, Luiz Dell Acqua, orienta que as pessoas devem se manter informadas sobre os alertas de chuvas fortes e tempestades e evitar estar em trânsito durante essas ocorrências. “Estando em trânsito, buscar imediatamente um abrigo seguro, e nunca se abrigar sob árvores. Veículos ou pedestres jamais devem transpor pontos de alagamento ou inundação, visto o grande perigo de acidentes, devendo aguardar o escoamento das águas ou buscar um retorno”.

Ele reforça que, em casos de emergências relacionadas às chuvas, a orientação é acionar os órgãos de emergência Defesa Civil Municipal no telefone 199 e Corpo de Bombeiros, no 193.