Luiz Dell’Acqua participou do ‘Canal Direto com a Prefeitura’ nesta terça-feira (3) e falou sobre as fortes chuvas que Araraquara enfrenta desde a semana passada
03/01/2023 - 20h23
O gerente responsável pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Luiz Dell’Acqua, esteve no “Canal Direto com a Prefeitura” desta terça-feira (3) e deu detalhes sobre o planejamento e a execução do plano de contingência "Chuvas de Verão", que reúne setores da Prefeitura e outros órgãos e entidades.
“É um plano que busca fazer todos os órgãos que têm envolvimento com o tema conversarem bem próximos e articularem ações para serem empregadas de forma rápida e trazer a volta da normalidade o quanto antes”, disse o gerente.
A operação especial para as chuvas de verão é empregada pelo Município desde 2017, com o retorno do prefeito Edinho à administração municipal, e é atualizado anualmente.
Orientações
Em caso de chuvas muito fortes e com risco de alagamentos, o gerente orienta que a população de Araraquara evite a Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira (Via Expressa) e locais onde existem pontes sobre rios e córregos.
Depois da tempestade da semana passada, com 200 mm de chuva em 24 horas entre quarta-feira (28) e quinta-feira (29), Araraquara está novamente em estado de alerta máximo. A Defesa Civil estadual emitiu na segunda (2) um comunicado em que prevê 180 mm de chuvas na nossa região em quatro dias — entre esta terça e a sexta-feira (6).
“Estamos em alerta máximo, tendo em vista os acontecimentos que tivemos na semana que se passou. Estamos nos preparando para qualquer eventualidade que ainda possa acontecer. É muitíssimo importante que as pessoas se mantenham informadas sobre esses alertas, previsões do tempo e, sabendo disso, evitem entrar em trânsito durante as tempestades. Evitem sair de casa, do seu trabalho, enfim, durante uma tempestade”, declarou Dell’Acqua.
No caso de quem precisa se deslocar pela cidade e foi surpreendido pelo temporal, o representante da Defesa Civil deixou algumas recomendações. “Estando em trânsito, não tendo como evitar e já sendo pego pela chuva, é interessante que as pessoas busquem um abrigo seguro, tanto em veículos como pedestres, e aguardem o cessar das chuvas. E jamais tentar atravessar um ponto de alagamento, inundação ou uma interdição que já esteja instalada. O risco de acidente é muito alto nesses pontos. Chegando em um ponto desse, pare e aguarde até que termine essa situação ou busque um retorno”, reforçou.
Em residências e locais de trabalho, também é preciso ficar atento. “Notando qualquer problema na parte estrutural, em paredes e lajes, como rachaduras, fissuras, estalos, é importante deixar o local. Pegue a família e os animais de estimação e acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros para fazer a avaliação e garantir a segurança da família”, explicou Dell’Acqua. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199, enquanto o Corpo de Bombeiros atende pelo 193.
Pontos interditados
Araraquara possui oito pontos interditados total ou parcialmente devido aos danos causados pelas chuvas: Avenida 36, próximo à Unip; Rua Nove de Julho (Rua 2), na altura do Parque do Botânico; Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camargo, que margeia o Parque Botânico e acessa a Rua Genaro Granata; Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, próximo ao número 790, no Parque São Paulo; Rua Armando de Salles Oliveira com a Rua José Palamone Lepre; Avenida José Barbanti Neto, na altura do condomínio Altos do Jaraguá; Rua João Peroni com a Rua Professora Rivadávia Marques Júnior, no Jardim Dom Pedro; e ponte na área rural ARA-333 (desvio do pedágio da Rodovia Washington Luís, após a Chácara do Nelson).
Mais informações e atualizações constantes sobre a situação das vias de Araraquara podem ser encontradas no site (www.araraquara.sp.gov.br) e nas redes sociais da Prefeitura.