Cachaça é tema de evento em Araraquara neste sábado

Fotógrafo: João Pires/LBF
27/10/2011 - 02h27

No sábado (29), a partir das 8h, será realizado o VI Encontro da Cadeia Produtiva de Cachaça e a premiação do VII Concurso de Cachaça de Alambique, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Qualidade da Cachaça na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara.
A iniciativa é organizada pelo Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP/Araraquara em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Estado de São Paulo (Sebrae-SP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), Sindicato Rural e Prefeitura Municipal.
O evento tem como objetivo promover o encontro de pequenos produtores de cachaça e discutir a produção de aguardente de cana com qualidade, além de apresentar ao público as últimas pesquisas e processos técnicos desenvolvidos na Universidade.
“Araraquara está entre as cidades que participam do Projeto Brasil Próximo que visa apoiar pequenos produtores e pequenas agroindústrias dos municípios de colonização italiana e identificamos entre esse público, a presença muito forte da produção de cachaça”, destacou o coordenador da Indústria e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Newton Cainelli.
Durante todo o dia serão ministradas palestras sobre a temática, mesa redonda, análise sensorial e também uma visita técnica à usina piloto do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Qualidade da Cachaça. O evento é gratuito e aberto ao público.
Ao final do encontro acontecerá a premiação do VII Concurso de Cachaça de Alambique. Em 2011, o concurso recebeu amostras de cachaças de outros estados, tornando-se nacional. As análises para identificar a melhor cachaça foram realizadas durante a Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara (Facira), no estande do Sindicato Rural de Araraquara. 
O prefeito Marcelo Barbieri prestigiou o estande e participou das análises. “As pesquisas realizadas nas universidades impulsionam o desenvolvimento econômico de empresas, produtores e do município”, comentou o prefeito.
Além da análise sensorial feita diretamente com o público consumidor, também foi efetuada uma análise mais detalhada das amostras realizadas pelos pesquisadores do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Qualidade da Cachaça.
De acordo com o pesquisador e integrante da organização do evento, Ricardo Bonotto, mais de 80 produtores e 104 amostras de cachaça participam do concurso. 
“O trabalho desenvolvido na Unesp busca levar tecnologia para os pequenos produtores com o objetivo de melhorar a qualidade do produto”, reforçou o pesquisador.
Mais informações podem ser obtidas no site www.fcfar.unesp.br/portaldacachaca ou pelo telefone (16) 3301-6283.