Exposição Imaginando, Criando e Incluindo prossegue até sábado (29)

Fotógrafo: João Pires/LBF
27/10/2011 - 02h32

A 1ª exposição dos  trabalhos realizados pelos alunos do Projeto Reciclando Vidas, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (ADS), com o tema “Imaginando, Criando e Incluindo”, prossegue até o sábado (29), na Casa da Cultura, no Centro de Araraquara. São 70 quadros de pintura em tela, guardanapos e camisetas estampadas pela técnica patchwork, expostos em duas salas com entrada gratuita.
Durante a vernissage, na terça-feira (25), a secretária da Cultura, Euzânia Andrade, elogiou os trabalhos produzidos pelos jovens e parabenizou os professores pela qualidade da exposição. “Cada quadro representa a personalidade do autor. Continuem se envolvendo com a arte que faz as pessoas se sentirem melhores”, afirmou a secretária.
Euzânia também incentivou os jovens a se inscreverem nos cursos das Oficinas Culturais. “Temos mais de 3.000 vagas nos diversos cursos, inclusive de pintura, sapateado, desenho,  dança, teatro, música, em todos os bairros”.
A coordenadora do programa Reciclando Vidas, Ana Martins de Ataíde, agradeceu o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias da Cultura, Esporte e Desenvolvimento Social,Senai e da Hora Park, parceiras do programa. Ana também falou da satisfação em ver a evolução dos jovens. “É muito graticante ver o adolescente crescer produzindo arte com o suporte dos professores”.
Para a gerente de Proteção Sócial Básica da ADS, Maria Cecília Sambrano Vieira, o programa Reciclando Vidas deu um salto de qualidade com 238 alunos matriculados nas oficinas de Convivência Social; Violão, iniciante e intermediário; Tênis de Mesa; Informática Básica; Web Design; Pintura em Tela; Artesanato; Breaking e Culinária e Ações Socioeducativas do Programa Ação Jovem.
O professor de Artes Plásticas Ruy Cesar ressaltou que a convivência com os alunos do Reciclando Vidas é um agradável aprendizado no dia a dia. “Com os jovens eu aprendo mais a cada dia de trabalho”.
A estudante Gislaine Oliveira, 17 anos, que cursa o 3º Colegial na Escola Estadual Sérgio Pedro Speranza, comentou sobre o trabalho exposto. “Aprendi a ver o mundo com mais cores e mais amor e isso eu apliquei nas minhas obras”, enfatizou com entusiasmo.
Os alunos de violão do professor Fábio Rodrigues se apresentaram tocando sucessos da música popular brasileira como É preciso saber viver, de Roberto Carlos; Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré, entre outros.
Outro destaque na exposição são as camisetas e guardanapos confeccionados com a técnica patchwork tiveram a orientação da professora Célia de Castro.
A Prefeitura está investindo na ampliação do Projeto Reciclando Vidas para oferecer mais cursos aos jovens. Mais informações sobre matrículas podem ser obtidas na sede do órgão, localizada na Avenida Projetada s/nº, Jardim Pinheiros, telefone 3339-7279.
 
Serviço

1ª Exposição “Imaginando, Criando e Incluindo”

Projeto Reciclando Vidas

Data: 25 a 29 de outubro de 2011  

Local: Casa da Cultura “Luiz Antônio Martinez Corrêa”

Rua São Bento, 909 – Centro

Programação gratuita