Ferroviária vence e depende só dela para classificar

Fotógrafo: João Pires/LBF
27/10/2011 - 02h35

A Ferroviária venceu o Paulista de Jundiaí por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (26), na Arena Fonte Luminosa e alcançou o seu terceiro resultado positivo na 2ª fase da Copa Paulista. O placar colocou a Locomotiva na segunda colocação do grupo 7, com sete pontos, deixando o time grená bem próximo da classificação para o mata-mata da competição. 
Com o revés o time jundiaiense caiu para o terceiro posto da chave ficando com seis pontos. O Ituano que venceu o Noroeste em Bauru segue líder, agora com nove, ao passo que a ‘Maquina Vermelha' não reúne mais chances de classificação. 
O time de Araraquara pode garantir sua ida às oitavas-de-final da Copinha no próximo domingo às 10 horas, quando a o time avinhado irá até a cidade de Itu enfrentar os donos da casa. 
Para garantir presença na fase seguinte da Copinha, a Locomotiva precisa vencer o Ituano. Caso haja empate é necessário que o Paulista não vença o Noroeste em seus domínios. Se por ventura, Ferroviária e Paulista perderem seus respectivos jogos derrotados, os grenás carimbam o passaporte para a etapa eliminatória da competição.

Primeiro tempo em branco

Ferroviária e Paulista fizeram uma primeiro tempo franco e aberto, com chances de gol para os dois lados. A Locomotiva foi mais presente no ataque no inicio do jogo. As principais chances foram com Tuia, aos 6, quando o centroavante recebeu passe de Daniel, contudo foi travado pela zaga no momento da conclusão. Na sequência, Ralph arriscou do meio da rua, mas acabou isolando.
A equipe grená adiantou a marcação e precisando da vitória começou a se expor aos contra-ataques do oponente Aos 19 minutos, o meio-campista Herbert chutou da intermediária para boa defesa de Everton. Aos 21, os jundiaienses desceram pela esquerda, e Reinaldo rolou para Carlão, que sozinho desperdiçou um gol feito.
Com dificuldades na ligação do meio-de-campo ao ataque, o time avinhado tentava as infiltrações, todavia a zaga do ‘Galo' se mostrava bem postada. Os jogadores afeanos reclamaram de pênalti no meia Daniel não assinalado pelo árbitro da partida aos 42 minutos. 
Melhor figura do time nos primeiro tempo, o arqueiro Everton promoveu uma portentosa defesa, na última investida do Paulista na etapa inicial, quando Herberty chutou a queima roupa contra a ‘muralha grená', que mandou a bola para escanteio: 0 a 0, placar final. 

Jogo franco na etapa final

Sem mudanças as duas equipes voltaram para etapa complementar e a Ferroviária tentava impor seu ritmo com dificuldade no passe final, ao passo que o Paulista continuava se valendo dos contra-ataques sempre perigosos.
Aos 8 minutos o atacante Jobinho em jogada pelo lado esquerdo entrou na grande área jundiaiense, foi derrubado, porém mais uma vez o árbitro não assinala infração. Sem conseguir furar o bloqueio adversário, Tobias tentou o arremate de fora da área aos 11. 
Aos 15 minutos, mais uma vez Jobinho saiu na cara do goleiro Giulliano, contudo o arqueiro acabou abafando e impedindo o gol inaugural da Locomotiva. Nesse momento o time grená já contava com a presença de Viera e Marcelinho que entraram respectivamente nas vagas de Daniel e Ralph.

Gol para projetar classificação

De tanto insistir, aos 29 minutos, o incansável Jobinho idealizou a jogada que resultou no gol da Ferroviária. Após receber bola pela esquerda, ele a levou para a linha de fundo, ergueu a cabeça e cruzou para um incrível sem pulo do volante Wanderson que estufou o arco do ‘Galo': 1 a 0 Ferroviária.
Depois disso o Galo do Japí foi para o tudo ou nada, e o time de Araraquara, passou a explorar a ferramenta do contra-ataque. Jobinho continuou criando frisson na defesa do Paulista, e com inteligência, os jogadores mantiveram a posse de bola, rodando o jogo, até que o senhor Aurélio Sant´anna Martina findou o duelo: Placar final: 1 a 0 para a Ferroviária.

Ficha Técnica 

Ferroviária 1 X 0 Paulista
Local: estádio Arena Fonte Luminosa, em Araraquara-SP 
Árbitro: Aurélio Sant`anna Martins 
Renda: R$ 5.341
Público: 640 pagantes
Cartões amarelos: Daniel, Ralph, Tobias, Rafael Dias e Cesinha (Ferroviária); Alan Mineiro, Diego Ivo (Paulista)
Gol: Wanderson, aos 29'/1T (Ferroviária)

Ferroviária

Everton; Felipe Blau, Rafael Dias, Carlinhos e Ralph (Marcelinho); Wanderson, Cezinha, Tobias e Daniel (Vieira) , Tuia (Leandro) e JobinhoTécnico: Paulo Cezar Catanoce

Paulista

Giulliano; Rafael Ferro (Eduardo), Diogo, Diego Ivo e Correia; Madson, Reinaldo, Heberty (Danilo Baia) e Alan Mineiro (Cassiano); Carlão e MikeTécnico: Wagner Lopes