Basquete sub-18 de Araraquara volta aos treinos para a temporada 2023

Com segundo ano de atividade, equipe da Fundesport inicia preparação para o Campeonato Paulista e os Jogos Abertos da Juventude

07/02/2023 - 18h31

As categorias de base do basquete de Araraquara se reapresentaram na última semana, quando iniciaram suas atividades voltadas para as competições que terão pela frente na temporada 2023. A equipe sub-18, que conta com a gestão da própria Fundesport e com o comando do técnico André Carrascoza, se reapresentou para disputar neste ano o Campeonato Paulista da categoria e os Jogos Abertos da Juventude.

O treinador destaca que este é o segundo ano de atividade da equipe sub-18, portanto é um projeto que está ainda em início, porém com a possibilidade de gerar muitos frutos para a modalidade. "No ano passado não tivemos uma campanha boa por ser o primeiro ano no campeonato, mas foi um ano de experiência para os meninos. No ano passado, mais de 80% dos meninos que entravam em quadra eram do sub-17, que são do sub-18 neste ano, então eles têm mais um ano de sub-18. Por ser o segundo ano deles, já chegam com um pouco mais de bagagem", acredita.

Ele falou ainda sobre a expectativa de disputar a competição mais difícil da categoria sub-18 no Brasil, que é o Campeonato Paulista. "A equipe vai ter alguns reforços e vêm alguns meninos da região, como um de São Carlos e outro de Catanduva, além de dois atletas de Araraquara que foram para o Corinthians e estão retornando à cidade. É uma equipe jovem, formada há pouco tempo. A maior parte dos meninos é formada nos projetos sociais da ABA e estava nas equipes da ABA antes de pular para o sub-18. Esperamos, neste ano, ganharmos mais jogos e fazermos jogos mais equilibrados. Não sei se a equipe ficará no meio da tabela, mas esperamos, com o pé no chão, fazer jogos mais equilibrados. É um trabalho que será feito degrau a degrau para fazer os meninos evoluírem como atletas e futuramente poderem subir para a equipe adulta", explicou Carrascoza.

Escolinhas de Esportes

Vale destacar que o basquete é uma das modalidades oferecidas no programa Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara, que tiveram suas inscrições abertas nesta segunda-feira (6). As aulas da modalidade acontecem na EMEF Olga Ferreira Campos, no Jardim Universal (segunda e quarta-feira, das 18h30 às 20h), na EE João Pires de Camargo, na Vila Melhado (terça-feira, das 14h às 15h30 e na EMEF Ruth Cardoso, no Jardim Maria Luiza (quinta-feira, as 14 às 16h).

As aulas são realizadas no contraturno escolar, para meninas e meninos, de 6 a 16 anos, em 17 modalidades esportivas. Os outros esportes coletivos oferecidos são futebol, futsal, vôlei e handebol, enquanto as modalidades individuais são atletismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa, ginástica artística, capoeira, skate, taekwondo, karatê, judô, damas e xadrez. O programa conta com o apoio da Unimed.

Os interessados devem comparecer diretamente no local das aulas e fazer sua matrícula com o professor. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que fica no Gigantão e com horário de atendimento das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30, ou pelo telefone 3303-2711.