Confira a programação do Carnaval da Paz e Cidadania 2023

Blocos carnavalescos, shows musicais e DJs marcam a festa que se espalha pela cidade

Fotógrafo: Tetê Viviani
13/02/2023 - 19h18

A Corte eleita no Carnaval da Paz e Cidadania 2023

Com o tema “Morada da superação e da união. Morada da alegria”, o Carnaval da Paz e Cidadania 2023, realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresenta uma programação variada e totalmente gratuita. 

Blocos carnavalescos, shows musicais e DJs marcam a festa que se espalha pela cidade e arredores: Bento de Abreu, Pinheirinho, Bueno de Andrada, os “Territórios em Rede” e os locais de concentração e dispersão dos blocos prometem um grande agito no Carnaval da Morada do Sol. 

A programação teve início com a eleição da Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2023, no CEAR, no último sábado (11), com a presença da Bateria Puro Balanço – Mancha Araraquara. Beleza, gingado e alegria estão garantidos na festa com: o Rei Momo (Maicon Lopes), a Rainha do Carnaval (Fabíola Gabriel), a Princesa do Carnaval (Bianca Mattos), a Rainha do Samba (Amanda Pereira), a Princesa do Samba (Ingrid Braz), a Rainha Trans do Carnaval (Marytssa Scharwaytssyman) e a Princesa Trans do Carnaval (Sol Gbona Saraiva). 

O prefeito Edinho Silva passa a chave da cidade para a Corte eleita na sexta-feira, 17 de fevereiro, a partir das 17 horas no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, sede da Secretaria Municipal da Cultura. Fica decretada a festa de Carnaval na cidade por quatro dias, com programação diversificada e gratuita! 

Sábado (18) – No sábado tem bloco escolhido por edital para o Carnaval da Paz e Cidadania: é o BlocoZinho, com concentração às 16 horas na Praça das Bandeiras. 

Já a programação do “Carnaval no Assentamento” tem início no Bela Vista às 15h30, com a Banda Bloco da Lira; à noite, a partir das 19h, a festa chega ao Monte Alegre com apresentação do DJ Magrão e de S&S Show. 

No “Carnaval nos Territórios”, o São Rafael abre a folia no CEU das Artes a partir das 10 horas; depois, às 15h, o Parque São Paulo entra na festa, comemorada no quiosque ao lado do PSF. O “Carnaval nos Territórios” tem a presença da Carreta Avassaladora e seus personagens. 

Domingo (19) - O “Carnaval no Pinheirinho” e o “Carnaval em Bueno” são destaques no domingo (19). No Parque Pinheirinho a programação tem início às 13 horas, com DJ Raissa, Falso Brilhante, Embalaê; em Bueno de Andrada a festa começa às 15 horas com a animação de Junior Barros e do DJ Deividi Rocha. 

Domingo (19) também conta com mais um bloco escolhido por edital para a folia: é o Cordão da Luz Divina, com concentração às 15 horas na Praça Pedro de Toledo. 

O “Carnaval nos Territórios”, com a Carreta Avassaladora e seus personagens, começa às 10 horas no Oitis, com a festa realizada dentro do condomínio; no Cruzeiro do Sul, o início está programado para às 15 horas, na esquina da EMEF Waldemar Saffiotti. 

Segunda-feira (20) - Segunda (20) conta com dois blocos escolhidos por edital: às 15 horas na Praça do Carmo haverá concentração do Bloco “Para Ressignificar”; e no mesmo horário, o Bloco “3 é Amor” também se concentra em local que está sendo definido. 

A Carreta Avassaladora e seus personagens animam o “Carnaval nos Territórios”: cedo, a partir das 10 horas no Hortênsias, em frente à EMEF Henrique Scabello; depois à tarde, às 15 horas, no Valle Verde, no espaço Quilombo Rosa. 

Terça-feira (21) - Carnaval na Bento e bloco carnavalesco fecham a programação na terça-feira (21). 

A partir das 14h30 a festa será na Avenida Bento de Abreu, com o “Carnaval na Bento”. Um time formado por DJ Raissa, Turma do Samba e Banda Flor de Abóbora são os convidados desse último dia de folia. 

O último bloco escolhido por edital fecha a programação com concentração às 15h30 na Praça das Bandeiras: é o Bloco Maracatu Sementes Crioulas.

 

Programação “Carnaval da Paz e Cidadania 2023”

 

Tema: “Morada da superação e da união. Morada da alegria”

Realização: Prefeitura de Araraquara - Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

 

17/02 – Sexta-feira

 

A partir das 17h: Entrega da chave da cidade para a Corte do Carnaval 2023

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (sede da Secretaria Municipal da Cultura – Rua São Bento, 794 – Centro)

 

18/02 – Sábado

 

16h: BlocoZinho

Concentração: Praça das Bandeiras

 

15h30 às 17h30: Carnaval no Assentamento Bela Vista

Com: Banda Bloco da Lira

 

19h às 23h: Carnaval no Assentamento Monte Alegre

Com: DJ Magrão e S&S Show

 

Carnaval nos Territórios

10h às 13h: São Rafael (CEU das Artes - Rua Cabo Polícia Militar Benedito Vieira Goes, 340 - Jardim São Rafael II)

 

15h às 18h: Parque São Paulo (quiosque ao lado do PSF – altura da Av. Dr. Albert Einstein, 831 - Parque São Paulo)

*** Com: Carreta Avassaladora

 

19/02 – Domingo

 

15h: Bloco “Cordão da Luz Divina”

Concentração: Praça Pedro de Toledo

 

13h às 18h: Carnaval no Pinheirinho (Parque Pinheirinho - Av. Francisco Vaz Filho, s/nº - Jardim Pinheiros/ Vila Xavier)

Com: DJ Raissa, Falso Brilhante, Embalaê

 

15h às 18h: Carnaval em Bueno (Av. Dr. Nilo Rodrigues da Silva - Bueno de Andrada)

Com: DJ Deividi Rocha, Junior Barros

 

Carnaval nos Territórios:

 

10h às 13h: Oitis (dentro do condomínio)

 

15h às 18h: Cruzeiro do Sul (esquina da EMEF Waldemar Saffiotti – na altura da Rua Mario Barbugli, 1015 - Jardim Cruzeiro do Sul)

 

*** Com a Carreta Avassaladora

 

20/02 – Segunda-feira

 

15h: Bloco “Para Ressignificar”

Concentração: Praça do Carmo

 

15h: BLOCO “3 É AMOR”

Concentração: a confirmar

 

Carnaval nos Territórios:

 

10h às 13h: Hortênsias (em frente EMEF Henrique Scabello)

 

15h às 18h: Vale Verde (Quilombo Rosa - Avenida Lázaro Machado, 1150 - Valle Verde)

 

*** Com a Carreta Avassaladora

 

21/02 – Terça-feira

 

14h30 às 19h: Carnaval na Bento (Av. Bento de Abreu – na altura da Av. Dr. Gastão Vidigal – Fonte Luminosa)

Com: DJ Raissa, Turma do Samba, Banda Flor de Abóbora

 

15h30: Bloco Maracatu Sementes Crioulas

Concentração: Praça das Bandeiras