Maracatu Sementes Crioulas realiza oficina com estudantes do 2º ao 6º ano da Escola Municipal de Dança; na sexta-feira (17) haverá um cortejo saudando a festa do Carnaval
14/02/2023 - 19h28
Desde a última sexta-feira, 10 de fevereiro, os estudantes da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira vivem uma imersão na cultura popular do Maracatu. As atividades seguem até o final dessa semana e culminam com um cortejo na sexta-feira (17), comemorando a maior festa popular do país: o Carnaval.
Por meio de uma parceria da Secretaria Municipal da Educação com as Oficinas Culturais Municipais, da Secretaria Municipal da Cultura, os alunos do 2º ao 6º ano da EMD estão participando das atividades propostas pelo educador Jorge Rufino e suas colaboradoras Domenica Felício e Maria Eduarda Lima “Dudão”, que fazem parte do programa e também do grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas - Baque Angola e Filhos da Nação Leão de Campina, Recife (PE).
“Até a próxima sexta-feira (17) a Escola Municipal de Dança vai respirar Maracatu! Nossos alunos aprenderão sobre a sua origem, história, baques (músicas), passos (coreografias), os personagens que formam as Nações (rei, rainha, vassalo, dama do passo, iabás, catirinas – entre outros), vamos fazer um mergulho nessa cultura popular, que pertence ao patrimônio do nosso país”, aponta a professora coordenadora da EMD, Lucia Krepski.
Jorge Rufino lembra que os estudantes da EMD tiveram acesso: a um contexto da história do Maracatu, à apresentação dos naipes de instrumentos que compõem o Maracatu e o respeito que a tradição pede a estes instrumentos, além de terem aprendido o toque “Baque de Luanda” e a loa (música) “Galo cantou” do grupo Maracatu Sementes Crioulas. Posteriormente, os estudantes que se interessarem, podem fazer a oficina de Maracatu no Quilombo Rosa.
Vale destacar que o grupo cultural Maracatu Sementes Crioulas - Baque Angola, fundado em 2017, estuda a tradição do Maracatu de Baque Virado, por meio de vivências, ensaios e apresentações. Suas oficinas acontecem regularmente aos sábados, na região periférica da Zona Norte de Araraquara, sob o comando de Jorge Rufino.
Na sexta-feira (17), o cortejo com Maracatu dos estudantes da EMD irá abrir os caminhos trazendo boas energias a todos participantes e atividades propostas pela EMD.