Blocos carnavalescos, shows musicais e DJs marcam a festa que se espalhou pela cidade
22/02/2023 - 19h15
A alegria marcou o retorno do Carnaval da Paz e Cidadania 2023 após o período da pandemia. Foliões animados agitaram a cidade, com a participação nos blocos carnavalescos e nos shows musicais que foram realizados em diversos locais da cidade. No total, quase 30 mil pessoas acompanharam as atividades nos quatro dias de programação.
Com o tema “Morada da superação e da união. Morada da alegria”, o Carnaval da Paz e Cidadania 2023, realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresentou uma programação variada e totalmente gratuita.
"O Carnaval deste ano de 2023 teve como característica marcante a euforia da retomada dos festejos, após dois anos de suspensão. Pensando nisto, nós preparamos uma grade de programação extremamente diversificada e abrangente, capaz de agradar aos mais diversos públicos”, contou a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.
“O Carnaval nos Territórios, com programação voltada para o público infantil foi um sucesso absoluto, assim como aconteceu no Pinheirinho e nos Assentamentos Bela Vista e Monte Alegre. Não foi diferente com o apoio aos cortejos de cinco blocos selecionados por edital, que somaram uma quantidade respeitável de foliões de todas as idades. Os já tradicionais Carnaval de Bueno e o Trio da Bento como encerramento, não decepcionaram com públicos grandes e vibrantes. Araraquara tem se firmado como referência de carnaval regional, sobretudo porque tudo transcorreu na paz e sem episódios de violência ou risco para os foliões", apontou Teresa.
Programação - Sem nenhum registro de ocorrências, diversos espaços da cidade foram tomados por manifestações de alegria. Bento de Abreu, Pinheirinho, Bueno de Andrada, os “Territórios em Rede” e os locais de concentração e dispersão dos blocos agitaram o Carnaval da Morada do Sol, que teve início com a eleição da Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2023, no CEAR, no último dia 11 com público de 400 pessoas.
O prefeito Edinho Silva passou a chave da cidade para a Corte eleita na sexta-feira (17) e ficou decretada a festa de Carnaval na cidade por quatro dias, com o Rei Momo (Maikon Lopes), a Rainha do Carnaval (Fabíola Gabriel), a Princesa do Carnaval (Bianca Mattos), a Rainha do Samba (Amanda Pereira), a Princesa do Samba (Ingrid Braz), a Rainha Trans do Carnaval (Marytssa Scharwaytssyman) e a Princesa Trans do Carnaval (Sol Gbona Saraiva).
Os blocos selecionados por edital levaram um grande público para as praças da cidade: BlocoZinho, na Praça das Bandeiras; Cordão da Luz Divina, com concentração na Praça Pedro de Toledo e dispersão no Parque Infantil; Bloco “Para Ressignificar” na Praça do Carmo e dispersão na Toledo; o Bloco “3 é Amor” que se concentrou na Praça da Independência. O último bloco, na terça-feira, foi o “Maraca eu, Maracatu - Cultura de Tradição”, com concentração na Praça das Bandeiras. O público dos blocos reuniu 7 mil foliões nos quatro dias de festa.
Já a programação do “Carnaval no Assentamento” teve início no Bela Vista com a Banda Bloco da Lira e chegou ao Monte Alegre com apresentação do DJ Magrão e de S&S Show, reunindo cerca de 800 pessoas.
No “Carnaval nos Territórios”, o São Rafael abriu a folia no CEU das Artes; seguiu para o Parque São Paulo e, depois, esteve no Condomínio Oitis, no Cruzeiro do Sul, no Hortências, e também no Valle Verde. A Carreta da Avassaladora e seus personagens fizeram a festa da criançada nos bairros onde passaram. Um total de 5 mil pessoas participou das atividades do “Carnaval nos Territórios”.
O “Carnaval no Pinheirinho” e o “Carnaval em Bueno” também foram destaques na programação. No Parque Pinheirinho a programação contou com DJ Raissa Assunção, Falso Brilhante, Embalaê e contou com público estimado em 7 mil pessoas; em Bueno de Andrada a festa teve a animação de Junior Barros com Mania de Samba e do DJ Deividi Rocha, com 1.500 pessoas.
O Trio Elétrico da Bento fechou a programação do Carnaval da Paz e Cidadania 2023, onde aproximadamente 10 mil pessoas circularam. O trio contou com a apresentação da DJ Raissa Assunção, Turma do Samba e Banda Flor de Abóbora.