Os centros socioeducativos da Divisão Regional Norte, que abrange a região de Ribeirão Preto, contarão com cerca de 80 jovens disputando colocações
28/10/2011 - 01h48
Os jogos olímpicos da CASA, o maior evento esportivo do mundo envolvendo adolescentes em conflito com a lei, começam no dia 1º e vão até 4 de novembro. Durante os quatro dias de competição, mais de 1.100 jovens de 80 centros socioeducativos da Fundação CASA vão disputar seis modalidades esportivas, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, na capital paulista.
A região de Ribeirão Preto levará cerca de 80 adolescentes para competir em modalidades coletivas e individuais. Serão sete centros participantes: CASAs Araraquara, Sertãozinho, Rio Pardo, Taquaritinga, Franca, São Carlos e Batatais.
O objetivo da realização da VI Olimpíada da CASA é o de usar o esporte como mecanismo de educação. As modalidades esportivas que serão disputadas são: cinco coletivas (futsal, futebol, vôlei, handebol e basquetebol) e uma de atletismo (100m, 4 x 100m, 400m, 1.500m e arremesso de peso).
A cerimônia de abertura da VI Olimpíada terá desfiles das delegações dos centros socioeducativos. Logo após, o maestro João Carlos Martins tocará o Hino Nacional Brasileiro. “A VI Olimpíada coroa um trabalho de seis anos realizado pela Superintendência Pedagógica a partir de sua Gerência de Educação Física e Esporte”, destaca Berenice Giannella, presidente da CASA. "Nós temos o esporte como um instrumento de transmissão de valores, como ética, disciplina e respeito ao próximo."
Para deixar a festa mais atrativa aos adolescentes, a VI Olimpíada ainda vai contar com um Festival de Cultura Urbana.
Olimpíada da CASA
Cinco anos e seis competições depois, os jogos olímpicos da CASA já são o maior evento desportivo do Brasil e, provavelmente, no mundo. Contando todas as edições, mais de 5.000 jovens atletas passaram pelas quadras e raias olímpicas do Ibirapuera.
Desde a I Olimpíada, que aconteceu em 2006, personalidades do esporte brasileiro participam da abertura dos jogos olímpicos. Entre eles estão: a saltadora com vara Fabiana Murer, os ex-jogadores de futebol Raí de Oliveira e Zé Maria, a ex-jogadora de basquete Magic Paula, o ex-jogador de vôlei Montanaro e o nadador paraolímpico Daniel Dias.
A importância do esporte na CASA
O Esporte é um dos atores principais dentro da nova história que a Fundação CASA está escrevendo. Ele faz parte de um rol de atividades pedagógicas que incluem a educação profissional básica, a escola formal e oficinas de arte e cultura ministradas diariamente em todas as unidades da Fundação CASA voltadas à medida socioeducativa de internação.
Todo este trabalho tem sido possível por conta do processo de descentralização do atendimento, desencadeado em 2006 a partir da construção de novas e pequenas unidades, com o objetivo de fazer com que os adolescentes fossem atendidos próximos de suas famílias, em suas cidades e regiões de origem. Até o final do ano, serão 61 novos centros socioeducativos.
Este amplo programa, que incluiu a capacitação dos funcionários da CASA para um atendimento de qualidade e individualizado, fez com que a reincidência na internação caísse de 29% para 13% nos últimos seis anos e colocasse a instituição como exemplo para o País no atendimento socioeducativo.