Orçamento Participativo e Prefeitura nos Bairros estão de volta nesta semana

Coordenador de Participação Popular, Renato Ribeiro, participou do ‘Canal Direto’ desta segunda-feira (27) e destacou a organização dos dois programas municipais

27/02/2023 - 22h43

O coordenador de Participação Popular, Renato Ribeiro, participou do “Canal Direto com a Prefeitura” desta segunda-feira (27) para dar informações sobre dois programas da Prefeitura que estão retornando nesta semana para a edição 2023: o Orçamento Participativo (OP) e o Prefeitura nos Bairros.

O OP, programa em que a população escolhe os investimentos a serem feitos pela Prefeitura, retornou nesta segunda-feira com a fase sub-regional. A plenária estava marcada para as 19h, no CER Profª Maria José Pahin da Porciúncula, no Jardim Iguatemi, pela Sub-região 1 da Região 9.

Serão 27 reuniões na fase sub-regional. Depois estão marcadas 11 plenárias regionais e sete plenárias temáticas (Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade).

A fase sub-regional aponta quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo). A votação das obras e dos investimentos específicos a serem executados ocorre nas fases regional e temática.

“É um espaço de participação qualificado. A ideia é que o cidadão possa comparecer às plenárias e ele, junto com sua comunidade, paute quais são as prioridades daquela região, o que aquela região precisa mais. Como o prefeito sempre fala, a gente podia resolver isso no gabinete, mas a gente vai até os territórios, presta contas do que está sendo feito e espera que a população compareça e traga suas demandas para colocar essas prioridades no Orçamento de 2024”, disse Renato.

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Desde 2017, já são 73 obras eleitas pelo Orçamento Participativo, sendo 27 obras entregues e 17 em andamento. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando também as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

Outras duas plenárias estão previstas para a semana. Na quarta (1º/3), às 19h, pela Sub-região 2 da Região 9, a reunião será na Emef Waldemar Saffiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul. Pela Sub-região 3 da mesma Região 9 do OP, a plenária será na quinta (2), também às 19h, na Emef Henrique Scabello, no Parque das Hortências.

 

Zeladoria e atendimentos
O Prefeitura nos Bairros será lançado nesta terça-feira (28) pela manhã, às 8h30, no quiosque ao lado da unidade de saúde do Parque São Paulo (Avenida Dr. Albert Einstein, nº 831). Além do Parque São Paulo, a primeira fase do programa também atenderá os bairros do Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

O programa leva um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Além disso, o Prefeitura nos Bairros conta com o plantão de atendimento social, em que todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", ações educativas, dentre outros.

No Parque São Paulo, esse atendimento será realizado de 28 de fevereiro a 17 de março, das 8h30 às 13h30, no centro de convivência localizado no quiosque.

Renato Ribeiro explicou que houve uma mudança interna de organização dos territórios em relação ao ano passado. “A gente vai seguir o mapa do Orçamento Participativo. Isso vai possibilitar que as equipes de zeladoria e de atendimento social permaneçam um tempo maior nos territórios em comparação ao ano passado. Mas a lógica do programa continua a mesma”, salientou.

“O grande mérito do programa é possibilitar que o cidadão possa resolver problemas em que, muitas vezes, tem que vir até a Prefeitura, mas tem dificuldade por conta da distância, por conta de horário”, complementou.

Esporte, cultura e lazer
E o Prefeitura nos Bairros vem com outra novidade para 2023. A Prefeitura irá realizar uma ação social que vai oferecer esporte, cultura e lazer para toda a família, em uma ação marcada para acontecer sempre no domingo seguinte ao lançamento do programa em cada região.

O primeiro encontro está marcado para este domingo, 5 de março, das 9h às 12h, na Praça Álvaro Taniguti, que fica na Rua Maria Brambilla Passos, Jardim Santa Clara. Haverá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, brinquedos infláveis, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas com monitores de educação física das Escolinhas de Esportes.

Para os adultos, serão oferecidas aulas de ritmos, ginástica geral com os professores do programa Saúde na Praça, apresentação de Maculelê e roda de capoeira com o educador Patrick Crespo, das Oficinas Culturais Municipais, além da participação do grupo Abadá Capoeira.

Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.