Coordenadora da Vigilância em Saúde tira dúvidas sobre vacina bivalente contra Covid-19

Gláucia Falcoski participou do ‘Canal Direto com a Prefeitura’ desta terça-feira (28); Araraquara iniciou aplicação de imunizante que protege contra variante Ômicron

01/03/2023 - 00h10

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Gláucia Falcoski, participou do “Canal Direto com a Prefeitura” desta terça-feira (28) e tirou dúvidas dos internautas sobre a vacina bivalente contra a Covid-19, que começou a ser aplicada em Araraquara e protege contra a variante Ômicron do coronavírus.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, as primeiras pessoas que estão recebendo o imunizante são o público de 70 anos ou mais, as pessoas imunocomprometidas e as que vivem em instituições de longa permanência, como asilos e casas de repouso. Posteriormente, outras faixas etárias deverão ser incluídas na campanha.

Para receber a vacina bivalente, é obrigatório que a pessoa tenha tomado pelo menos duas doses monovalente, ou seja, D1 e D2. Somente após isso, com intervalo de quatro meses da última aplicação, o reforço bivalente poderá ser administrado.

“É uma vacina da Pfizer, uma dose de reforço, que vem para complementar o nosso sistema de vacinação contra a Covid-19. É uma vacina que tem duas cepas. As vacinas que nós utilizávamos até então, até mesmo da própria Pfizer, são monovalentes: têm uma cepa, aquela original do início da pandemia. A bivalente tem duas cepas: a original e as variantes e subvariantes da Ômicron. A intenção é aumentar a resposta imunológica das pessoas”, afirmou Gláucia.

A imunização com a vacina bivalente é realizada nas unidades de saúde do Vale do Sol, da Vila Xavier, do Cecap e do Selmi Dei, das 8h às 15h, e no Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), das 8h às 14h. Os imunocomprometidos ou em condições de imunossupressão (veja definição abaixo) são atendidos somente no Sesa, que distribui 100 senhas diárias.

A coordenadora destacou que as pessoas que ainda precisam completar o ciclo de vacinação ou tomar doses de reforço dos imunizantes monovalentes podem procurar os polos de atendimento no Cecap, no Santa Angelina, no Selmi Dei 1 e 4, na Vila Xavier, no Jardim Iedda, no Jardim Marivan, no Jardim Pinheiros, no Vale do Sol, no Parque São Paulo, no Assentamento Bela Vista e em Bueno de Andrada. O atendimento é das 8h às 15h, de segunda a sexta-feira. Na unidade do Sesa é feito também o atendimento das pessoas imunossuprimidas.

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, em janeiro de 2021, observou-se uma diminuição importante de internações e dos óbitos por Covid-19 nas diferentes faixas etárias, à medida que a campanha evoluiu. Portanto, é fundamental que as pessoas busquem também a vacina bivalente para continuarem protegidas das formas mais graves da doença.

Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

Vacinação contra Covid-19 – bivalente
- Pessoas com 70 anos ou mais
Local: Unidades do Vale do Sol, Vila Xavier, Cecap, Selmi Dei I e Sesa.
Horário: das 8h às 15h

- Pessoas imunocomprometidas e pessoas com 70 anos ou mais
Local: Unidade do Sesa (com distribuição de 100 senhas diárias)
Horário: das 8h às 14h

Definição de imunocomprometidos ou em condições de imunossupressão:
- Pessoas transplantadas
- Pessoas vivendo com HIV
- Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas e em isso de corticoide
- Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão
- Pessoas com erros inatos de imunidade (imunodeficiências primárias)
- Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise
- Pacientes oncológicos que realizaram quimioterapia ou radioterapia nos últimos seis meses
- Pessoas com neoplasias hematológicas

*Apresentar documento pessoal com foto, carteirinha de vacinação e comprovação médica, no caso do imunocomprometidos