Batalha da Fonte agita Praça Scalamandré no domingo (12)

Batalha de MCs “clássica” e Pocket Show com três artistas de Araraquara e Ribeirão Preto marcam edição

08/03/2023 - 21h26

Hip Hop em alta na cidade com mais uma edição da Batalha da Fonte que, neste domingo (12), será realizada na Praça Scalamandré Sobrinho, ao lado da Pista de Skate da Ferroviária, a partir das 17 horas. O evento gratuito conta com o apoio da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Nesta edição da Batalha da Fonte do ano, o Pocket Show será celebrado com apresentação de três artistas de Araraquara: Manu (Araraquara), Bia Gouveia (Ribeirão Preto) e Lyv (Ribeirão Preto). “Essa segunda edição vem com as vozes feminina de Araraquara e região pra mostrar que talento no Hip Hop é para todas e todos e que há respeito e admiração pela produção feminina no movimento e no nosso evento”, aponta o organizador do evento, Eder da Cruz.

Comemorando dez anos de resistência na Fonte Luminosa, a Batalha da Fonte segue com o ranking de pontuação dos MCs participantes, que teve início na última edição, realizada em 26 de fevereiro.

“Teremos uma Batalha de MCs com uma edição de 45 segundos de rima, estilo clássico: um por um, e com desempate no ranking”, aponta Eder. Além da pontuação no ranking, haverá premiação para o campeão da edição, por meio dos votos da plateia e jurados.

 

Programação - A programação tem início às 17 horas, com DJ Alf Dee e intervenções poéticas e às 17h30 começa o “Esquenta com os MCs no mic”, seguido pelo início da Batalha, às 18 horas.

O primeiro Pocket Show é com Lyv, de Ribeirão Preto, às 19 horas. A artista versátil começou sua carreira aos 14 anos, em 2015, tocando em barzinhos e em batalhas de Rap, em Ribeirão Preto. Lyv canta Rap, R&B, reggae, e mistura todas as vertentes da música arriscando cada vez mais no estilo atual, como Drill, Grime e Trap.

Sua arte é movida por paixão e Lyv canta isso em suas músicas, falando de amor, autoestima e empoderamento feminino, sempre buscando visibilidade para mulheres. Seu primeiro EP, "Latina Americana", de 2022, foi dedicado a todas mulheres brasileiras. Vale destacar que, nas redes, circula o clipe "Dendê", além de cinco músicas - produzidas independentemente - no Youtube.

Depois, às 19h30, o Pocket Show apresenta Bia Gouveia, que começou a se dedicar profissionalmente em 2019, quando gravou sua primeira faixa em estúdio "Flor de Giz", referência a "Flor de Liz", de Djavan. “O intuito foi de me apresentar e aflorar tudo que aprendi e guardei”, revela, lembrando que também teve como inspirações: Racionais MCs, Kmilla CDD, Negra Li, Drik Barbosa - entre outros.

Bia hoje tem 13 faixas lançadas e algumas parcerias. “Gosto do Boombap, do Drill, e me encontro melhor no beat de trap, sempre trazendo mensagens que me representam, como: questões sociais, de raça e empoderamento feminino”, aponta.

A segunda fase da batalha será às 19h50, antes do último Pocket Show que apresenta Manu, às 20h30. “Minha vivência no Hip Hop começou quando comecei a andar de skate e a frequentar a pista e a Batalha da Fonte”, conta.

“Nem sabia o que era o RAP e já gostava muito. Mas a ideia de fazer música veio do nada, pois eu percebi que também podia fazer o que eu sempre vi os outros fazerem e sempre admirei”, complementa Manu, que começou a cantar no coral de uma igreja.

Depois que fundou uma produtora musical com amigos, Manu tem como objetivo representar as mulheres no Rap. “Nas músicas passo minhas vivências e procuro falar muito sobre amor, afinal não é em todo lugar que você vê uma mulher falando amorosamente sobre outras mulheres.”

O encerramento e final da batalha está previsto para às 20h45. A programação gratuita da Batalha da Fonte é realizada na Praça Scalamandré Sobrinho, localizada na Rua Mauro Pinheiro, s/nº, na Vila Ferroviária. Mais informações: (16) 98209-1755. Esta edição também tem o apoio da Mini Gangsta.

 

SERVIÇO

Batalha da Fonte

Data: domingo (12 de março)

Horário: 17 horas

Local: Praça Scalamandré Sobrinho (R. Mauro Pinheiro, s/nº - Vila Ferroviária)

 

· Programação:

17h: DJ Alf Dee + intervenções poéticas

17h30: Esquenta com os MCs no Mic

18h: Início da Batalha da Fonte com pontuações no ranking

19h: Pocket Show com Lyv (Ribeirão Preto)

19h30: Pocket Show com Bia Gouveia (Ribeirão Preto)

19h50: 2° fase da Batalha

20h30: Pocket Show com Manu (Araraquara)

20h45: Final da Batalha e encerramento

 

Grátis

 

Galeria de Fotos