AZ Basquete Araraquara vence primeiro jogo pelo Campeonato Brasileiro

Com apoio de sua torcida, equipe araraquarense bateu o Vitória-BA no Ginásio do Sesi

Fotógrafo: Joel Zanata/Gigapixel
08/03/2023 - 21h37

Em jogo realizado na noite desta terça-feira (7) no Ginásio do Sesi, na Vila Xavier, o AZ Araraquara superou o Vitória-BA por 109 a 76 e conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro de Basquete, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e que disponibiliza duas vagas para o Novo Basquete Brasil (NBB), que reúne a elite da modalidade no país.

O destaque da partida foi Gui Santos, do time araraquarense, que marcou 23 pontos, pegou sete rebotes e anotou sete assistências para faturar o troféu Fausto Giannecchini de MVP da partida. Do lado do Vitória, Edu Mariano foi o melhor em quadra com 26 pontos e sete rebotes.

Esse foi o segundo jogo da equipe que estreou no último sábado (4), quando acabou derrotada pelo Basket Osasco pelo placar de 81 a 70 no Ginásio Geodesico, casa do adversário.

O armador Nezinho valorizou o resultado e a atuação da equipe nesta terça. "A vitória foi super importante. Viemos de uma derrota e não poderíamos encaixar duas derrotas seguidas, então a equipe teve uma postura defensiva muito melhor, esteve mais agressiva e mostrou desde o começo que estava com vontade de vencer. Estivemos à frente o jogo todo, sempre no controle, e conseguimos sair com uma grande vitória frente à nossa torcida. Agora vamos nos preparar para dois jogos no Sul e vamos em busca da melhora da equipe e em busca de mais vitórias", salientou.

Na próxima rodada, o AZ Araraquara enfrentará o APAB Blumenau-SC, em jogo marcado para domingo (12), às 16h, na casa do adversário. Na sequência, enfrentará o AD Brusque-SC na terça-feira (14), às 19h, também no Sul. A tabela completa e o regulamento da competição podem ser conferidos no site da CBB (www.cbb.com.br).

O Campeonato Brasileiro 2023 conta com dez equipes. Além do AZ Araraquara, o torneio de fomento ao alto rendimento contará com Praia Clube-MG, Blumenau-SC, Cruzeiro Basquete-MG, Vitória-BA, Brusque-SC, Basquete Santos/BlueMed/Fupes-SP, Liga Sorocabana-SP, Basket Osasco-SP e Basquete Pinda-SP.

Pelo novo formato de disputa, as equipes jogam dentro das suas conferências, com as quatro primeiras se classificando para o playoff de quartas de final, em melhor de três jogos: 1º contra 4º e 2º contra 3º. Com os quatro classificados, teremos o quadrangular final, onde todos se enfrentam pelo título, com a sede anfitriã sendo de preferência da equipe de melhor campanha. Uma das conferências tem Basket Osasco-SP, AZ Araraquara, Brusque-SC, Blumenau-SC e Vitória-BA. Já a outra conta com Liga Sorocabana-SP, Basquete Santos-SP, Basquete Pinda-SP, Praia Clube-MG e Cruzeiro Basquete-MG.

Vale lembrar que o AZ Araraquara participou de quatro competições em 2022, que foi sua primeira temporada, e obteve resultados expressivos: foi o quarto colocado do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), vice-campeão da Copa São Paulo de Basquete, campeão dos Jogos Regionais, campeão dos Jogos Abertos do Interior e disputou o Campeonato Paulista da Divisão Especial, onde foi eliminado na segunda fase.

O AZ Araraquara foi lançado oficialmente em janeiro do ano passado pela Prefeitura de Araraquara, através da Fundesport, e com uma parceria com a AZ Colégio e Cursos, rede educacional com sede em Ribeirão Preto e mais de 350 escolas espalhadas pelo Brasil. Outras empresas apoiadoras são Unimed, Gigapixel, Upway CRM, Empório do Corpo, Multifisio e Restaurante Alto Uruguai.