Reestruturado, aeroporto de Araraquara é reaberto para operações

Vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, participou da atividade

Fotógrafo: Tetê Viviani
16/03/2023 - 19h40

Com investimentos de R$ 1,6 milhão em obras estruturais e de melhorias de navegação aérea, o Governo do Estado de São Paulo reinaugurou nesta quinta-feira (16) o Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, na zona leste de Araraquara 

Durante o ato solene no terminal de passageiros, com descerramento de placa, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, destacou o empenho do prefeito Edinho junto ao governo estadual para reestruturar os equipamentos de voo e fomentar a aviação comercial. 

“Esta reabertura do aeroporto pelo Estado, por meio da concessionária Rede Voa, é um passo importante para que, em breve, nossa cidade possa receber voos comerciais regulares. É um trabalho conjunto do Governo do Estado, da Prefeitura, com o prefeito Edinho, e Rede Voa. Acreditamos que com toda esta estrutura iremos ser um polo regional para a aviação e, com isso, potencializar ainda mais a nossa economia em todos os segmentos. As empresas de aviação são bem-vindas e o Município está à disposição para colaborar”, afirmou Damiano Neto. 

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), que cuida da malha rodoviária do estado, é a responsável pela fiscalização e gerenciamento do contrato de concessão firmado com a Rede Voa. 

“O objetivo da Artesp é garantir excelência na prestação de serviços de transportes aos paulistas. Aplicaremos nossa expertise, que vem sendo capaz de atrair investimentos da iniciativa privada nas rodovias, também na modernização do sistema aeroportuário estadual”, projetou o diretor geral da Artesp, Milton Persoli. 

Segundo o secretário executivo da Secretaria estadual de Turismo, Luís Sobrinho, a retomada dos voos regulares em Araraquara fomentará o turismo de lazer e negócios. “Com toda esta estrutura, Araraquara será um canal de voos para o estado, para o Brasil e para o mundo, tanto para negócios como para o lazer da família. E agora, a contrapartida das companhias aéreas com voos regulares será a próxima etapa”, afirmou. 

Para o presidente da Rede Voa, Marcel Moure, a retomada dos voos comerciais poderá ocorrer ainda neste segundo semestre deste ano.
 

“Em 2021, um raio danificou e queimou os equipamentos de navegação aérea o sistema operacional. A partir do segundo semestre de 2022, nós reestruturamos os equipamentos para que voos tenham segurança, também investimos na segurança patrimonial e estamos prontos para operar os voos com segurança. Aguardamos uma visita técnica da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, e após avaliação, que deverá ser realizada em 60 dias, nós possamos operar, inclusive com redução de ICMS para o combustível usada pelas empresas de aviação”, adiantou Moure.

 

Melhorias

O aeródromo recebeu revitalização do terminal de passageiros, implantação de estação de telecomunicação (EPTA), recuperação do balizamento noturno para operação – para voos visual e instrumentos – restauração o pátio de esteiras, instalação do sistema de auxílio visual à navegação aérea (PAPI) e foi adquirido novo caminhão de combate a incêndio.