EMEF do Indaiá realiza festa de dia das crianças monitorada pelos próprios alunos

Projeto surgiu em fórum do PET-SENAC que discutia realidade social com o tema Voluntariado

Fotógrafo: João Pires/LBF
29/10/2011 - 02h10

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Gilda Rocha de Mello e Souza”, do Jardim Indaiá, realizou na semana da criança uma festa monitorada pelos próprios alunos da EMEF, participantes do Programa de Educação para o Trabalho (PET), desenvolvido pela Prefeitura de Araraquara em parceria com o SENAC. 
Segundo a diretora da unidade, Maria Angélica Brizolari Pongeluppe, a idéia surgiu durante um fórum do PET-SENAC que discutia vertentes profissionais com os temas “O perfil profissional e diferencial competitivo” e “Voluntariado”. 
“Pensando em uma maneira de proporcionar a vivencia da teoria estudada e, ao mesmo tempo, envolvê-los como atores do processo educativo para que se sintam parte da escola, propomos ao grupo de alunos que atuassem voluntariamente em trabalhos desenvolvidos na escola”, contou Maria Angélica.
“Já tínhamos o projeto de realização de um evento para os alunos em comemoração ao dia das crianças com atividades diferenciadas e os estudantes do PET nos ajudariam como monitores”, explicou a diretora.
A proposta foi aceita pela equipe do PET e começou a ser viabilizada. Com o apoio da coordenadora pedagógica Juliana Viana e dos professores de educação física André e Morgana, depois de algumas reuniões ficou definida toda a organização do evento. 
“Foram preparadas seis ‘estações’ pelas quais os grupos de alunos passaram: música e dança, brincadeiras agitadas, oficina de pintura, pintura no corpo, ginástica olímpica e teatro de fantoches. Os estudantes maiores tiveram sessão de cinema e de jogos nos computadores. Cada oficina foi monitorada pelos alunos voluntários”, expõe Maria Angélica.
Para Renan, estudante do 9º ano da EMEF, a experiência como voluntário foi gratificante e promoveu interação entre os estudantes. “O trabalho nos aproximou dos outros alunos da escola e nos permitiu por em prática tudo o que aprendemos no PET. Gostei muito desta atividade, pois além de ter sido um meio de diversão para as crianças, nos proporcionou um reconhecimento maior por parte dos professores”, contou o estudante. 
“Falo em nome dos alunos do PET quando digo que todos do grupo concordamos em participar de qualquer outro projeto ou trabalho a ser realizado no espaço da escola", afirmou confiante.
Participaram do evento 30 alunos voluntários (organização) e cerca de 490 estudantes da EMEF Gilda.