Circuito Banco do Brasil: Campeões pan-americanos voltam ao país com resultados diferentes

Alison e Emanuel vencem na primeira rodada da etapa de Maceió, mas Juliana e Larissa tropeçam

Fotógrafo: João Pires/LBF
29/10/2011 - 02h14

Menos de uma semana depois de conquistarem as medalhas de ouro dos Jogos Pan-Americanos 2011, as duplas Alison/Emanuel (ES/PR) e Juliana/Larissa (CE/PA) já estão novamente em atividade nas areias do Brasil. Nesta sexta-feira (28), as parcerias estrearam na etapa de Maceió (AL) do Circuito Banco do Brasil Vôlei de Praia, a nona do ano, com resultados diferentes e seguem a caminhada para fechar o ano com o título nacional.
Alison, que disputou os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez, enalteceu o crescimento que teve ao disputar a competição em Puerto Vallarta.
"Foi uma experiência única poder disputar e vencer os Jogos Pan-Americanos. Só três atletas masculinos no Brasil já venceram o Pan (Emanuel, Ricardo e ele) e é muito gratificante fazer parte deste grupo. Enfrentamos muitas dificuldades, principalmente por conhecer pouco os adversários, mas mantivemos a calma e conseguimos superar. O mais importante é que o vôlei de praia brasileiro mostrou sua força mais uma vez", diz o "Mamute".
Nesta sexta, ele e o parceiro Emanuel venceram Juca e Hevaldo (BA/CE) por 2 sets a 0 (21/18 e 21/16) na primeira rodada do Grupo C. A dupla voltará à quadra no encerramento da programação, às 21h (22h de Brasília) para enfrentar Jan e Bernardo (PA/RJ), para definir sua classificação.
"Este ano está sendo assim, a cada título que conquistamos, passamos a almejar outro. Só falta o Circuito Banco do Brasil e vamos atrás deste objetivo, mas sabemos que não será fácil", afirma o capixaba.
Já Larissa, que participou dos Jogos Pan-Americanos pela terceira vez, garantindo sua terceira medalha, diz que a competição em 2011 teve a mesma importância que a estreia, em 2003, e o título no Rio de Janeiro, em 2007.
"Fiquei muito feliz por vencer os Jogos Pan-Americanos mais uma vez. Foi muito gostoso representar todo o país no México. Foram dez dias de luta e dedicação, mas no final fomos recompensadas com o título e o reconhecimento do povo brasileiro, quando retornamos. A final foi inesquecível. A dupla do México jogou melhor do que pensávamos e a torcida fez uma pressão enorme, gritando ‘México’ e ‘ouro’", comenta Larissa.
Líderes na corrida pelo título, Juliana e Larissa estrearam em Maceió perdendo para Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) por 2 sets a 0 (18/21 e 20/22). As bicampeãs pan-americanas jogarão a segunda partida do Grupo B contra Cris e Andrezza (SP/AM), às 18h (19h de Brasília), precisando vencer.
"A temporada foi muito longa e estamos bem cansadas, mas estamos aqui para dar o nosso melhor e lutar pelo título do Circuito Banco do Brasil. Não começamos bem e isso mostra que, cada vez mais, precisamos dar o nosso melhor para conseguir os resultados", afirma Larissa.