Covid-19: gestantes e puérperas começam a receber vacina bivalente nesta quarta (22)

Puérperas deverão comprovar o nascimento do bebê há no máximo 45 dias

21/03/2023 - 22h35

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, amplia o público-alvo para receber a vacina bivalente contra Covid-19, a partir desta nesta quarta-feira (22), incluindo gestantes e puérperas que tenham tido seus bebês há no máximo 45 dias. Neste caso, é necessário apresentar certidão de nascimento do bebê ou outro documento que comprove a data do parto

Esse novo público-alvo se junta aos idosos com 60 anos ou mais que estão recebendo a bivalente nas unidades de saúde do Vale do Sol, da Vila Xavier, do Cecap e do Selmi Dei, das 8h às 15h, e no Sesa, das 8h às 14h.

Os imunocomprometidos ou em condições de imunossupressão com 12 anos ou mais também estão recebendo a bivalente. Mas somente no Sesa, que distribui 100 senhas diárias.

As demais regras para gestantes e puérperas são as mesmas: para receber a vacina bivalente é obrigatório que tenham tomado pelo menos duas doses monovalente, ou seja, D1 e D2.  Somente após isso, com intervalo de quatro meses da última aplicação, o reforço bivalente poderá ser administrado.

 

Vacinação em curso 

Além da aplicação da bivalente, a vacinação infantil e adulto contra a Covid-19 no município continua. 

O atendimento do público infantil de 6 meses a 11 anos está sendo feito nas unidades de saúde do Yolanda Ópice, Santa Angelina, Paulistano, Iedda e Adalberto Roxo, das 8 às 15 horas, e unidade do Sesa, das 8 às 14 horas. Não há necessidade de agendamento. 

E continua a vacinação dos adultos maiores de 18 anos, incluindo a faixa etária de 12 a 17 anos, nas unidades do Cecap, Santa Angelina, Selmi Dei 1 e 4, Vila Xavier, Yolanda Ópice, Assentamento Bela Vista, Bueno, Iedda, Marivan, Pinheiros, Parque São Paulo, Vale do Sol, das 8 às 15 horas, e unidade do Sesa, das 8 às 14 horas. Na unidade do Sesa, é feita a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico. 

É fundamental que as pessoas busquem completar o esquema vacinal com as doses disponíveis e também a vacina bivalente para manter a proteção das formas mais graves da Covid-19.