Confira as formas de medidas de bioseguridade que podem prevenir a entrada da doença no Brasil
21/03/2023 - 22h38
A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva da Agricultura, pertencente à Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, alerta para a importância da prevenção da influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, que é considerada uma doença de alto risco para aves quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos.
A influenza aviária caracteriza-se como uma doença grave, de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal, acarretando em barreira sanitária para a comercialização de produtos avícolas no mercado interno e externo e em enorme prejuízo econômico para a avicultura comercial.
O Brasil é um dos pouquíssimos países do mundo que mantêm o status sanitário diferenciado de nunca ter registrado a influenza aviária, porém muitos países que importam do Brasil têm focos de influenza aviária. Entretanto, é preciso manter ativas as formas de prevenção.
Para evitar a doença, é preciso manter o controle de acesso às granjas e a boa estrutura física das instalações (telas e portões) para evitar o ingresso de animais domésticos ou roedores. Outra dica é reduzir o acesso à granja e desinfetar veículos, pois objetos e pessoas também podem transmitir o vírus. Também é preciso evitar que aves de vida livre, como pombos, tenham contato com as aves da granja. Ao ingressar em granjas, proceda a troca de roupas e calçados. Desinfete e limpe constantemente materiais utilizados na granja.
Ao avistar aves mortas ou que apresentem torcicolo, dificuldade de respiração, asas caídas ou espirros, acione o serviço veterinário oficial da Defesa Agropecuária pelo telefone 3333-1073. A Defesa Agropecuária fica na Rua Treze de Maio, 1352, Vila Xavier.