Prefeitura lança 19ª edição do Consetrans

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, concurso reunirá trabalhos de alunos e professores das redes municipal, estadual e particular, em oito modalidades artísticas

Fotógrafo: Paulo Mantoanelli
21/03/2023 - 22h46

A Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana e a Secretaria Municipal da Educação, realizou nesta terça-feira (21), na Sala Multiuso do Centro Internacional de Convenção, no CEAR, a solenidade de lançamento da 19ª edição do Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans), cujo tema é “No trânsito, escolha a vida”.

Participaram da solenidade o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; o secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior; a representante da Secretaria da Educação, Andreia Colin; e o representante da Secretaria Regional de Ensino, Madison Evandro Bortucci.

O objetivo do concurso, realizado anualmente, é promover a segurança como valor a ser incorporado por todos aqueles que dele participam, bem como estimular e revelar talentos, incentivando a produção de material educativo e artístico, valorizando o trabalho das escolas, instituições e alunos participantes. Podem participar do concurso alunos e professores integrantes da Educação lnfantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes municipal, estadual e particular, além de instituições para pessoas com deficiência, grupos da terceira idade, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e suplência.

O Consetrans engloba oito modalidades: Pintura/desenho e Colagem, Cartaz, Música, Maquete, Redação, Poesia, História em Quadrinhos e Artes Plásticas. Os participantes serão divididos por escolaridade para participação nas modalidades artísticas nas categorias Individual ou Duplas.

Cada instituição participante seleciona os seus melhores trabalhos, segundo critérios próprios que se enquadrem no tema proposto. A partir daí, eles deverão ser entregues entre 28 de agosto a 1º de setembro, na sede da Coordenadoria de Mobilidade Urbana (Avenida Bento de Abreu, 1172, na Fonte).

Os materiais serão analisados nos dias 4 e 5 de setembro por uma comissão composta por aproximadamente 25 membros, profissionais de diversas áreas, convidados pela Coordenadoria de Mobilidade Urbana. O resultado final dos trabalhos vencedores será divulgado no dia 8 de setembro no site da Prefeitura de Araraquara. Neste ano, a solenidade de entrega da premiação está marcada para 21 de setembro.

O 19º Consetrans é uma realização Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Controladoria do Transporte de Araraquara, Hora Park, a Diretoria Regional de Ensino, Sest/Senat, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.