MAPA entra em obras na próxima semana

Serão realizadas obras de manutenção, a reforma, e o reforço estrutural no prédio

22/03/2023 - 21h47

Na próxima semana, o MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara começa a execução de obras de reforma do prédio, com uma previsão de 6 meses. O espaço está fechado para visitação a partir desta semana para o acondicionamento apropriado de todo equipamento e acervo.

A execução da obra no MAPA é oriunda de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Teixeira, por intermédio da vereadora Fabi Virgílio, com um valor de R$ 210.000,00.

Serão realizadas as obras de manutenção, a reforma, e o reforço estrutural no MAPA que envolve: revisão de calhas e condutores, manutenção nas esquadrias, pintura - entre outros.

O MAPA é um museu de caráter educativo e científico, com um acervo voltado a uma coleção de icnofósseis (pegadas de dinossauros e mamíferos e traços de invertebrados) presentes em lajes de arenito eólico. Também, apresenta espécimes fósseis de várias localidades e períodos geológicos – entre originais e réplicas.

No prédio, entre os destaques, está a sala Padre Giuseppe Leonardi, que homenageia o padre e paleontólogo Giuseppe Leonardi - padre italiano pioneiro nos estudos das pegadas fósseis encontradas nas calçadas de Araraquara. Esta sala abriga a exposição permanente de Paleontologia, denominada "Areias do Passado, Marcas no Presente".

Ainda, o MAPA possui um acervo com lascas e artefatos na Sala de Arqueologia; rastros e fósseis na Sala de Paleontologia. Vale destacar que, parte dos arenitos (com pegadas de dinossauros) encontrados na região, estão nas calçadas da rua do MAPA, formando o Museu a Céu Aberto.