Dia Mundial do Teatro será comemorado no Palacete das Rosas em parceria entre Senac e Prefeitura de Araraquara (dia 27)

Estudantes das turmas do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, realizam atividades gratuitas a partir das 19h30

22/03/2023 - 22h01

O Dia Mundial do Teatro, celebrado no dia 27 de março, terá uma comemoração especial em evento realizado pelas turmas do Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Fundart: neste dia, segunda-feira (27), no Palacete das Rosas (sede da Secretaria da Cultura, ao lado da Prefeitura) diversas atividades cênicas serão realizadas a partir das 19h30. Os convites são gratuitos e devem ser reservados de maneira virtual.

A programação contará com: intervenções teatrais (19h30), galeria de obras experimentais de Arte-Performance (20 horas) e Manifesto Evoé e Roda de Conversa (21 horas).

As “Intervenções Teatrais na Esplanada das Rosas”, com os estudantes da 21ª turma do Curso Técnico em Teatro, são “pílulas poéticas” em homenagem a grandes personagens da história do teatro. As instalações e experimentações corporais serão realizadas pelos espaços da Esplanada das Rosas, com recomendação etária livre, totalizando 30 minutos, com início às 19h30.

Na sequência, às 20 horas, haverá a “Galeria de obras experimentais de Arte-Performance”, com recomendação etária para 16 anos. Nesta “galeria” é apresentada uma trilha de experiência através de obras experimentais de arte-performance criadas por estudantes da 20ª turma do Curso Técnico em Teatro. O público é convidado a circular e escolher algumas obras, interagir com os performers e refletir sobre as potências articuladas a partir dessa arte do encontro.

Serão apresentadas as performances: “A Sós”, “Aposte na Sorte”, “Caixa de coisas não ditas”, “Cerimônia do chá com o desconhecido”, “E.X.P.O.S.I.Ç.Ã.O”, “Estômago”, “O Intervalo”, “Panapaná”, “Presente Futuro”, “Reflexo” e “Veja-me”.

Para finalizar, a partir das 21 horas, será realizado o “Manifesto Evoé e Roda de Conversa” – com a leitura de texto-manifesto que celebra a instituição do Dia Mundial do Teatro, de autoria da artista egípcia Samiha Ayoub (International Theatre Institute ITI World Organization for the Performing Arts). A interpretação será realizada pela estudante Samira Arruda. Já a roda de conversa irá abordar as experiências, os processos criativos e os temas dos projetos.

Os ingressos gratuitos devem ser reservado pelo link: https://www.sympla.com. br/evento/dia-mundial-do- teatro/1924560 . O Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva está localizado na Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara.

Sobre o Dia Mundial do Teatro - O Dia Mundial do Teatro foi iniciado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro ITI.  É comemorado anualmente no dia 27 de março pela comunidade teatral internacional. Vários eventos de teatro nacionais e internacionais são organizados para marcar esta ocasião. Uma das mais importantes é a divulgação da Mensagem do Dia Mundial do Teatro através da qual, a convite do ITI, uma personalidade mundial compartilha as suas reflexões sobre o tema do Teatro e Cultura de Paz. A primeira Mensagem do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau em 1962. O brasileiro Augusto Boal redigiu o manifesto em 2009.

Assim, pela tradição, todos os anos, no dia 27 de março (data de abertura do "Teatro das Nações" em Paris), o Dia Mundial do Teatro tem sido celebrado de muitas e variadas maneiras. Eventos, teatros, profissionais e amantes das artes cênicas, universidades de teatro, academias e escolas também o celebram.

Acesse: https://world-theatre- day.org/

 

Sobre o Curso Técnico em Teatro do Senac Araraquara - O curso oferece um itinerário formativo para profissionalização de atrizes e atores. Busca capacitar estudantes para exercer a profissão em diversos espaços de atuação: teatro, cinema, televisão, empresas de vídeo, radiodifusão, bem como espaços não convencionais para apresentação de espetáculos. O curso foca no desenvolvimento das competências essenciais do ator, por meio de improvisações individuais e coletivas. Para tanto, utiliza-se de recursos vocais, corporais, emocionais, plásticos e tecnológicos, com o objetivo de transmitir ao espectador o conjunto de ideias, situações e ações dramáticas, aliando sua criatividade às indicações do diretor e ao compromisso ético-ambiental. Através do Programa Senac de Gratuidade, são oferecidas bolsas de estudo 100% grátis. Informações sobre novas turmas: www.sp.senac.br/araraquara .

 

SERVIÇO:

Dia Mundial do Teatro

Realização: Senac Araraquara + Secretaria Municipal da Cultura e Fundart

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

Data: segunda-feira (27 de março)

Horário: a partir das 19h30

 

· Programação:

 

19h30 - Intervenções Teatrais na Esplanada das Rosas

20h - Galeria de obras experimentais de Arte-Performance

21h - Manifesto Evoé e Roda de Conversa

 

Ingressos gratuitos pelo link:

https://www.sympla.com.br/even to/dia-mundial-do-teatro/19245 60

Galeria de Fotos