Paratletas de Araraquara brilham no Circuito Loterias Caixa

Matheus de Lima e Fabrício Furlan conquistaram bons resultados na competição realizada em São Paulo

28/03/2023 - 20h25

Matheus Lima se destacou no Circuito Loterias Caixa

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu no último final de semana as disputas do Circuito Loterias Caixa de Atletismo, que mais uma vez contou com destaques da equipe ACD (atletas com deficiência) da Fundesport Ferroviária Araraquara. Matheus de Lima, o Matheuzinho, e Pablo Fabrício Furlan tiveram um bom desempenho na competição que reúne os maiores talentos paralímpicos do Brasil.

Matheuzinho foi o primeiro colocado da prova de 100 metros da categoria T44 e voltou a comprovar sua qualidade. O atleta de Araraquara compôs o pódio junto de Ellivelton Pinto da Costa (APACE), Vinicius Rodrigues Bento (ADC São Bernardo do Campo) e Luiz Fernando Felix de Almeida (Dourados Paralímpico). Vale salientar que Matheuzinho foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para integrar a equipe de atletismo do Brasil que disputará o World Para Athletics (WPA) Grand Prix 2022, que será realizado este ano na França. Além disso, ele também já tem sua vaga garantida nas Paralimpíadas de Paris, que acontece no ano que vem. O atleta é treinado pelo técnico Alex José Sabino, que já atuou na Fundesport e atualmente trabalha na CPB.

José Rogério Figueira, técnico de atletismo da Fundesport, enaltece a evolução do jovem. "Estamos falando de um atleta que é extremamente jovem, que é recordista das Américas, primeiro do Ranking Mundial da categoria T44, e segundo do mundo juntando as categorias T43 e T44. Vemos que é um potencial muito grande porque um atleta de 20 anos já ter esse resultado é algo bem expressivo", avalia.

O treinador cita o trabalho que é desenvolvido em torno do atleta desde que iniciou sua prática no atletismo. "É um atleta que está crescendo muito. Ele começou desde muito jovem nas equipes de base da Fundesport, desde os 12 ou 13 anos. Seus primos começaram no atletismo conosco levaram ele. É fruto da Escolinha e é bem legal acompanhar o seu desenvolvimento", acrescentou José Rogério.

Pablo Furlan, de 22 anos, que compete pela categoria T13 (atletas com baixa visão), ficou em terceiro lugar nos 100m com 11"55 e segundo no salto em distância. Pablo é segundo colocado no Ranking Brasileiro e top-10 no mundo. O jovem busca o índice para a Paralimpíada, que é seu objetivo. "É um atleta de Matão que está morando aqui em Araraquara. Também integra a equipe desde os 12 ou 13 anos. Já foi para um Pan-Americano de Jovens, foi campeão pan-americano e já disputou um Mundial na categoria sub-20. É um atleta que também tem se desenvolvido bem. Está migrando de prova, fazendo salto em distância e fez sua melhor marca de 6,42m, cada vez mais próximo do recorde brasileiro, que é de 6,80m", completou José Rogério.

Escolinhas de Esportes

Vale destacar que o atletismo é uma das modalidades oferecidas no programa Escolinhas de Esportes da Prefeitura de Araraquara, que teve suas inscrições abertas em fevereiro. As aulas da modalidade acontecem no Parque Botânico (terça a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h às 17h) e na Área de Lazer Ieda (terça e quinta-feira, das 15h às 16h).

As aulas são realizadas no contraturno escolar, para meninas e meninos, de 6 a 16 anos, em 17 modalidades esportivas. Os esportes coletivos oferecidos são basquete, futebol, futsal, vôlei e handebol, enquanto as modalidades individuais são atletismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa, ginástica artística, capoeira, skate, taekwondo, karatê, judô, damas e xadrez. O programa conta com o apoio da Unimed.

Os interessados devem comparecer diretamente no local das aulas e fazer sua matrícula com o professor. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que fica no Gigantão e com horário de atendimento das 8h às 12h30 e das 14h às 16h30, ou pelo telefone 3303-2711.