Obra de nova ponte da 36 avança com terceira via de vazão

Fotógrafo: Tetê Viviani
29/03/2023 - 19h58

A obra de recuperação da Avenida Padre Francisco Salles Colturato, Avenida 36, no trecho que cedeu sobre o Ribeirão das Cruzes com as fortes chuvas de 28 de dezembro, quando o município registrou 200 mm de chuvas, sendo 83 mm em apenas uma hora, o maior registro pluviométrico da história de Araraquara, estão avançando.

A construtora Autem, contratada em caráter emergencial para execução da obra, iniciou nesta quinta-feira (29) o assentamento da terceira via de aduelas para travessia do Ribeirão das Cruzes.

Nas duas primeiras linhas de aduelas, o curso das águas foi desviado para o lado leste – bairro/centro - e agora, na construção da terceira via, o leito do ribeirão já está direcionado para o oeste – centro/bairro – e as águas atravessam as aduelas já assentadas.

Ao todo, as três aduelas paralelas somam 57,60 metros quadrados de vazão superando em quatro vezes o sistema antigo de tubulação.

Outra equipe de pedreiros atua na edificação do muro ala de concreto armado e de entrada da travessia. A movimentação no canteiro de obra é intensa com transporte de aduelas, operadores de guinchos e de carregadeira hidráulica.

O novo dispositivo terá ainda canal jusante e dissipador, sistema de microdrenagem, gárgulas de captação e reconstrução de um trecho do emissário de esgotos do Daae em PEAD.

O prefeito Edinho vistoria a obra com frequência e na última sexta-feira (24) apontou as etapas concluídas e o andamento dos trabalhos, em transmissão feita do local em suas redes sociais.

“A reconstrução da travessia está em ritmo acelerado, apesar das chuvas não derem tréguas. Desde dezembro, enfrentamos um período de chuvas constantes, mas estamos trabalhando muito para recuperar os pontos danificados. Tivemos apoio do Governo do Estado, que liberou R$ 4,8 milhões para esta obra, e do Governo Federal com aporte de R$ 5,1 milhões para recuperar os outros locais atingidos” relatou o prefeito, em sua live.