Com foco na segurança, Prefeitura lança campanha "Parada Segura"

Mulheres, idosos ou pessoas com deficiência podem pedir ao motorista do transporte coletivo para descer fora do ponto entre as 20h e às 6h

29/03/2023 - 20h07

Em mais uma ação que visa valorizar o Mês Internacional de Luta das Mulheres, a Prefeitura de Araraquara lançou a campanha "Parada Segura", que consiste em oferecer às mulheres que utilizam o transporte coletivo, a possibilidade de descer fora do seu ponto, desde que dentro do trajeto, das 20h às 6h. Idosos ou pessoas com deficiência também podem fazer uso desse recurso.

Grasiela Lima, coordenadora executiva de Políticas para Mulheres, explica que a ação é originada de uma lei já aprovada em Araraquara. "A campanha sobre a Parada Segura se insere nas ações do mês de março voltadas para conscientizar as mulheres sobre seus direitos, especialmente no que se refere às leis aprovadas no nosso município. Nesse sentido, a Lei da Parada Segura é um importante mecanismo voltado para garantir à mulher uma maior segurança na volta para casa, do seu trabalho, da escola, ou do seu momento de lazer, principalmente quando o ponto de ônibus onde ela costuma descer fica a dois, três ou mais quarteirões de sua residência e ela tem que percorrer ruas escuras, com terrenos baldios, mato alto ou casas abandonadas que podem torná-la vulnerável e colocá-la em risco de sofrer algum tipo de violência como a importunação sexual", salienta.
Grasiela explica ainda como as mulheres podem proceder. "O objetivo da campanha é esclarecer às mulheres que elas devem, assim que subirem no ônibus, comunicar o motorista que elas querem usar o direito à Parada Segura. Essa é uma questão muito importante, pois é difícil para o motorista atender a solicitação se a mulher deixar para a fazer a comunicação já próxima do local", completa a coordenadora.

Outras ações

A campanha "Parada Segura" é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana e da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular.

Também neste mês de março, em uma parceria entre as mesmas pastas, a Prefeitura lançou a campanha "Importunação sexual no transporte coletivo: Pode parar!", que visa combater abusos dentro dos ônibus do transporte coletivo de Araraquara. As peças da campanha, produzidas pela Secretaria Municipal de Comunicação, poderão ser vistas em vídeos e cards nas redes sociais da Prefeitura, além de cartazes em pontos estratégicos como o Terminal Central de Integração e dentro dos próprios ônibus. No mês de abril, os motoristas passarão por uma capacitação voltada para o atendimento desse tipo de ocorrência.

Outra ação envolve a abertura de vagas para contratação de mulheres motoristas, tendo em vista as experiências exitosas no passado com a excelência no desempenho profissional das mulheres nesse mercado de trabalho.

Essas ações também integram a programação "Mulheres pela Democracia – Direitos Humanos, Justiça e Participação", que celebra o Dia Internacional de Luta das Mulheres e que oferece diversas atividades ao longo do mês de março com o propósito de fortalecer o movimento de luta para que os direitos das mulheres sejam realmente concretizados. A agenda é promovida pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Políticas para Mulheres, ligada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.

Galeria de Fotos