Dolores Ana Soares, professora de Educação para o Trânsito, participou do "Canal Direto com a Prefeitura"
24/04/2023 - 20h32
Durante o mês de abril, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana realiza uma campanha de conscientização no trânsito pela valorização da vida, voltada exclusivamente para os motociclistas, em especial os motoentregadores. Para falar sobre a ação, o "Canal Direto com a Prefeitura", programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, convidou nesta segunda-feira (24) a professora de Educação para o Trânsito, Dolores Ana Soares, que destacou a importância dessa ação.
Ela salientou o propósito da campanha. "O objetivo é conscientizar os motociclistas para que respeitem as regras de trânsito. Em um acidente, estando certos ou errados, eles são as maiores vítimas, por isso é muito importante eles observarem e respeitarem as sinalizações para que esses acidentes não ocorram", resumiu.
Mais uma vez, a ação conta com a parceria do grupo Anjos do Trânsito, que é composto por artistas que fazem abordagens divertidas com técnicas de teatro, circo e música. "Foi uma parceria muito produtiva, como sempre. A performance teatral é muito bem vista pela população de Araraquara e isso é gratificante para nós. O grupo fez a apresentação na Via Expressa, na Santa Cruz, na Bento de Abreu, na região da Uniara, na Rua 6, em vários horários. Foi uma interação positiva, pois os artistas chamaram a atenção dos motociclistas e dos motoristas também", acrescentou.
Segundo Dolores, a ação deve servir como um alerta não só para quem conduz as motocicletas. "Os motociclistas recebem muito bem as campanhas, mas eles falam da necessidade de entregar as encomendas dos lanches e mercadorias com maior rapidez e é isso que prejudica o ato de seguir todas as regras de trânsito. É por isso que digo que essa atitude não deve partir apenas dos entregadores, mas é preciso que os empresários também mudem um pouco esse conceito e a população que recebe as mercadorias, para que tenha um pouco mais de paciência, porque é uma vida que está ali no comando da moto", comentou.
A professora também citou maneiras que motoristas e pedestres também podem colaborar para um trânsito mais seguro. "A primeira atitude é respeitar as regras de trânsito. As sinalizações estão aí, muito bem feitas, bem vistas por todos, e devem ser respeitadas. O motociclista não deve ficar no ponto cego dos motoristas, porque existe o ponto cego e muitas vezes não o motorista não consegue vê-lo, por isso ele deve se posicionar para ser visto. Fora isso , é preciso a educação mínima, que envolve gentileza e solidariedade, que são essenciais. É preciso entender que o trânsito não é um espaço individual, mas coletivo. Tem espaço para todos, desde que se cumpram as regras", concluiu Dolores.
Ao vivo
O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.