Arena da Fonte sofre danos durante show, denuncia vereador

01/11/2011 - 02h50

Luís Michel Françoso
luismichelf.blogspot.com

Após realização de show da artista Paula Fernandes no sábado (29) em Araraquara, na Arena da Fonte, foram encontradas várias danificações na estrutura do estádio. Os danos vão desde marcas de inúmeras passagens de caminhão pelo gramado, até mesmo a quebra de parte de muro que divide o campo e as arquibancadas. A denúncia foi feita pelo vereador Edio Lopes (PT) que, após visitar o local, apresentou na Câmara Municipal projeto de lei que propõe normas para utilização da Arena da Fonte.
“Vemos marcas de caminhão que entraram no campo, constatamos que o campo não foi coberto, queremos questionar a administração sobre a necessidade de cobertura para a proteção do gramado quando este tipo de evento for realizado. Este tipo de precaução deve estar previsto em contrato”, declarou o parlamentar.
No projeto de lei apresentado consta: “fica instituídas normas para utilização da Arena da Fonte Luminosa em atividades alheias ao futebol”. E complementa: “torna-se obrigatório a utilização de proteção ao gramado (cobertura vegetal sobre o campo de futebol), de tal forma que evite danificação do mesmo e do sistema de irrigação”.
Sobre a fiscalização, o projeto propõe ainda que “caberá ao Município, diretamente, ou por meio de suas empresas ou autarquias, fiscalizar o cumprimento da presente lei”.
O vereador defende que seja ampliada a fiscalização do local: “não podemos penalizar o estádio desta forma a cada evento que ele abriga, ele é um patrimônio de nossa cidade, os responsáveis deveriam fiscalizar o local quando do momento de realização destas atividades, garantindo a integridade de espaço”, afirmou Edio.
Em requerimento apresentado também por Edio Lopes (PT) se questiona cobrança de estacionamento na Praça Scalamandré Sobrinho. “Todas as praças da nossa cidade são de livre utilização e livre trânsito, conforme garantia constitucional”, esclareceu o vereador. 

Depoimentos
A situação do estádio deixou populares indignados com o tratamento dado a Arena da Fonte. “Acho que deveria se ter um pouco mais de segurança para esse tipo de coisa não acontecer, era um evento que tinha muita gente envolvida”, declarou Vera. Já Carlos Henrique dos Santos afirmou, sobre os danos: “O que aconteceu com a Arena da Fonte foi um absurdo. A Ferroviária é um patrimônio da nossa cidade, leva nosso nome para o mundo todo; um repórter esportivo não pode atravessar o campo para realizar entrevista com um jogador, mas caminhão pode passar por cima do gramado? Até para a Ferroviária treinar no estádio sabemos que tem restrição, temos que cuidar melhor do nosso patrimônio”, declarou.