Palestra aborda detalhes sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Atividade foi realizada por meio de uma parceria entre a Escola do Legislativo, a Escola de Governo e o Centro de Referência do Autismo

26/04/2023 - 19h49

Por meio de uma parceria entre a Escola do Legislativo, a Escola de Governo do Município de Araraquara e do Centro Municipal de Referência do Autismo "Aldo Pavan Júnior", foi realizada nesta segunda-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal, a atividade "Desvendando o Autismo: compreendendo, acolhendo e promovendo a inclusão", que abordou detalhes do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O encontro contou com uma palestra de Karina Maia, pedagoga, psicopedagoga com especialização em TEA e gestora do Centro de Referência do Autismo. O evento contou com a mediação da presidenta da Escola do Legislativo, a vereadora Luna Meyer (PDT). A palestra foi transmitida ao vivo pela TV Câmara de Araraquara e continua disponível para ser assistida pelo YouTube e pelo Facebook.

Karina salientou que a criança diagnosticada com autismo deve ter seu desenvolvimento baseado no acompanhamento de uma equipe multidisciplinar (fonoaudiólogo, psicólogo, pedagogo, psicopedagogo, terapeuta ocupacional, educador físico e fisioterapeuta), dos profissionais da escola e da família. “A família tem que estar disposta a buscar ajuda. Quando a família está naquele período de luto, de negação, de o filho idealizado não estar se desenvolvendo da forma que a gente imaginou, há uma resistência e um medo de saber o que é”, comentou.

Segundo ela, o diagnóstico tardio pode atrapalhar na evolução da criança. “Na maioria das vezes, os pais e profissionais demoram para detectar os sintomas. E, às vezes, negam. Temos que trabalhar isso também. Mesmo tendo aquela dor, aquela dúvida, precisamos intervir e trabalhar a criança. Bem trabalhada logo cedo, ela tem condições de uma vida melhor na adolescência, na vida adulta. Diagnóstico tardio é aquele em que a família não vai atrás mesmo ao detectar uma dificuldade”, acrescentou a especialista.

O autismo é um transtorno de neurodesenvolvimento e atinge o cérebro em maturação, ou seja, a criança já nasce com TEA e não o adquire ao longo da vida. As principais características do autismo são déficits na comunicação, na interação social e no comportamento. O autismo é separado nos níveis 1, 2 e 3. Estima-se que 1% da população do mundo seja diagnosticada com TEA, o que, no Brasil, representa 2 milhões de pessoas.

Luna Meyer destacou a importância da atividade. “A palestra é necessária e traz um pouco de luz neste campo recém-desbravado. O autismo está tão presente na nossa sociedade, mas, infelizmente, a gente vê o quão pouco as pessoas sabem lidar com essa condição que não tem nada de melhor ou de pior, é apenas diferente”, salientou a vereadora.

A palestra também contou com a presença do vice-presidente da Câmara, Aluisio Boi (MDB), do vereador Gerson da Farmácia (MDB); do gerente de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde, Luiz Armando Garlippe; e do gestor de unidade da Escola de Governo do Município de Araraquara, Roger Mendes.

Um olhar para o autismo

O Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior” foi inaugurado em 2020 pela Prefeitura de Araraquara como um dos primeiros centros de referência do autismo públicos do estado de São Paulo. Sua proposta é assegurar um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas de Araraquara e da microrregião. A unidade especializada foi um compromisso firmado com entidades ligadas ao tema. É resultado do projeto elaborado pelo grupo de trabalho instituído pelo prefeito Edinho em abril de 2017, reunindo representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, e Planejamento e Participação Popular, além da sociedade civil organizada.

O espaço possui atualmente cerca de 400 a 500 pessoas com TEA cadastradas e atende cerca de 150 crianças, jovens e adultos. O Centro de Referência do Autismo fica na Rua Nove de Julho, 3.700, Jardim Dom Pedro I, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os telefones para contato são (16) 3335-9463 e (16) 99607-3617.

Além do Centro de Referência do Autismo, Araraquara também é pioneira na iniciativa de criar, em abril de 2021, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acolhimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Em 2022, a Prefeitura lançou também a cartilha “Autismo e Isolamento Durante a Pandemia”, elaborada pela Coordenadoria de Direitos Humanos em parceria com o Centro Municipal de Referência do Autismo, com o objetivo de oferecer subsídios às famílias das crianças com TEA no período de isolamento social, buscando instrumentalizar as famílias para que elas consigam implementar uma rotina de atividades terapêuticas dentro de casa. O e-book da cartilha pode ser acessado neste link: http://www.araraquara.sp.gov.br/noticias/2021/abril/23/EBOOKAUTISMOEISOLAMENTODURANTEAPANDEMIA_abril.pdf