Clínica de Fisioterapia da Uniara faz atendimento especial a crianças com deficiência física

Intenção da equipe é trabalhar para melhorar a qualidade de vida dos pacientes

02/11/2011 - 01h27

O curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara conta com uma clínica referência na cidade e na região, que atua nas especialidades cardiorrespiratória, dermato-funcional, reumatologia, ginecologia e obstretícia, urogenicologia, traumatologia, ortopedia e desportiva, desordens crânio-mandibulares, geriatria e gerontologia e neurológica, que pode ser adulta e infantil. Essa última trata de um cuidado especial direcionado a crianças com deficiências físicas. Professores e alunos fazem parte da equipe de atendimento, visando principalmente à qualidade de vida dos pacientes e sua inserção na sociedade.
A docente da disciplina “Fisioterapia em Pediatria” e supervisora responsável pelo estágio de Fisioterapia em Neurologia Infantil, Fabiana Figo Garlipp Tedeschi, conta que, em relação ao tratamento dessas crianças, um caso é sempre diferente do outro em vários aspectos, mesmo quando possuem semelhança no diagnóstico clínico. “A verificação se inicia com uma avaliação minuciosa da criança para que em seguida sejam traçados os principais objetivos a serem alcançados com ela. Conforme a necessidade utilizam-se diferentes equipamentos ou ambientes que, em geral, têm como objetivos a estimulação precoce, adequação do desenvolvimento neuromotor e cognitivo, prevenção de limitações e complicações, como deformidades articulares e encurtamentos musculares”, detalha. 
Fabiana explica, de forma bastante sucinta, que existem programas de alongamento e fortalecimento muscular, mobilização das articulações, estimulação sensorial, mobilidade ativa e treino funcional, “sendo que este último engloba a recuperação ou aquisição da marcha, atividades do dia a dia ou então o treinamento de habilidades específicas. A orientação de manuseios e exercícios que possam ser feitos em casa pelo cuidador também são importantes para a evolução do tratamento”, observa.
Segundo a docente, é difícil estabelecer um tempo de tratamento em longo prazo, mas a alta do paciente está associada ao aprimoramento de suas habilidades motoras e funcionais. Como exemplo, ela cita crianças com bom prognóstico clínico que recebem alta assim que atingem o desenvolvimento neuromotor normal para sua idade. “Por outro lado, aquelas que são portadoras de doenças crônicas, progressivas e mais graves, necessitam de acompanhamento por toda a sua vida”, revela Fabiana. 
Entre os inúmeros casos atendidos pela clínica, ela cita um em especial que chamou sua atenção. “Temos uma criança que foi encaminhada para nós com dois anos de idade, apresentando diagnóstico de paralisia cerebral e com atrasos em seu desenvolvimento, principalmente da marcha. Assim, planejamos estimular isso e hoje ela está andando de forma independente e realizando diversas tarefas que anteriormente não realizava”, finaliza.
A clínica de Fisioterapia da Uniara, localizada na avenida Dom Pedro II, 614, no centro de Araraquara, atende cerca de 25 crianças por mês, as quais são tratadas uma ou duas vezes por semana. Quem precisar dos serviços da clínica deve procurar o posto de saúde mais próximo para que seu nome seja cadastrado no Sistema Único de Saúde - SUS. Caso não haja fila de espera, após esse procedimento, a criança é chamada para uma avaliação e posterior início do tratamento. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3301-7235.