"Canal Direto com a Prefeitura" aborda relações entre a maternidade e o trabalho na educação

Muriane Assis, gerente de Educação Infantil de Araraquara, falou sobre os desafios de educar o filho e ao mesmo tempo atuar na gestão escolar da cidade

09/05/2023 - 21h36

O "Canal Direto com a Prefeitura", programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, realiza nesta semana um especial de entrevistas com o propósito de homenagear as mães pelo seu dia, que neste ano será comemorado neste domingo, 14 de maio. Nesta terça-feira (9), a convidada foi Muriane Assis, gerente de Educação Infantil de Araraquara, que falou sobre como concilia a vida de mãe com o trabalho de gerenciar o planejamento da educação básica da cidade.

Muriane falou sobre uma das fases mais difíceis da educação infantil, que é a adaptação do aluno. "Eu sempre digo que o processo de adaptação da educação infantil não é só da criança, mas sim um processo de adaptação da família. Esse processo se inicia no momento da matrícula. Eu recomendo que as famílias tirem todas as dúvidas possíveis e não se sintam constrangidas em perguntar, perguntar e perguntar. Isso é importante para que esses pais possam se sentir seguros e, estando seguros, possam passar essa segurança que é tão necessária para a criança que integra a educação infantil. Nenhuma pergunta é boba, especialmente vindo de uma mãe, de um pai ou de uma avó que está deixando seu bem mais precioso pela primeira vez em uma instituição fora da família", explicou.

A entrevistada relatou a relação entre seu trabalho e a educação de seu filho Pedro. "Sempre trabalhei na educação, sempre estudei a educação e principalmente o reconhecimento da criança como sujeito de direitos e o reconhecimento potencial que a criança tem de que ela é protagonista do seu processo de desenvolvimento. Então o que eu carrego muito da minha experiência como profissional para a educação do Pedro é reconhecer a criança como um um ser ativo, um ser de potencialidades que precisa ser respeitado em seu processo de desenvolvimento. Também levo a empatia, a importância da escuta ativa, da atenção, do brincar, do brincar livre e em contato com a natureza, e também da leitura. Eu leio muito junto com o Pedro, ele gosta muito de livros e isso é uma coisa que carrego para junto da educação dele", salientou.

Ela destacou que gerenciar a educação infantil municipal é um desafio diferente da maternidade. "É importante dizer que a educação infantil, embora trabalhe com bebês, crianças bem pequenas, tem um caráter institucional e formal. É a primeira etapa da educação básica, que ocorre em um espaço não doméstico. Embora tenhamos práticas de cuidado, educação, tudo permeado pela afetividade, são experiências notoriamente diferenciadas das experiências que temos no ambiente doméstico como mãe. A educação infantil tem um caráter institucional, sistemático, intencional, voltado para o desenvolvimento integral da criança e para o trabalho dos campos de experiência, diferente dos desafios da casa, que são cotidianos, que vão desde brigar com a criança para ela tomar uma medicação, até você acordar no meio da noite em uma crise de tosse, sem saber o que fazer. São desafios diferentes. Estou na primeira infância e imagino que nessa trajetória tem desafios de ser mãe de adolescente, de ser mãe de adulto. São experiências que vamos construindo. A gente não nasce mulher e mãe, mas vemos aprendendo e nos tornando mulher e mãe a cada dia", acrescentou.

Muriane afirmou que o futuro que espera para as crianças também é diretamente relacionado à sua experiência com a educação. "O que eu quero para o Pedro eu quero para as quase 10 mil crianças que estão matriculadas nos CERs de Araraquara. O mesmo que eu quero para o meu filho é o que eu quero para os filhos de todos. Quero que eles tenham acesso a uma educação emancipadora, uma educação que lhes permita apropriar desse mundo de conhecimento, que mostre a eles que eles têm direitos e que há uma grande diferença entre direitos e privilégios. Eu quero um mundo menos racista, quero que nossos filhos possam circular em shoppings, em supermercados, sem serem perseguidos. Eu quero que o Pedro e todas as outras crianças possam fazer escolhas e que tenham uma educação sólida e consistente que promova a humanização de todos e de cada um deles", projetou.

A gestora aproveitou para desejar um feliz Dia das Mães para as profissionais que atuam na educação de Araraquara. "Parabéns a todas as servidoras, minha colegas de trabalho da educação que contribuem sobremaneira como rede de apoio e parceira das outras mães na educação das crianças", concluiu.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.