Secretário da Educação de Araraquara participará de seminário da Firjan

02/11/2011 - 01h37

O secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), participará nos dias 3 e 4 de novembro do primeiro Seminário de Tecnologias Educacionais – CONECTA 2011, realizado pelo SESI, SENAI e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), instituição que em 2010 colocou Araraquara no 1º lugar do ranking em desenvolvimento social,a frente de quase 6 mil municípios brasileiros.
O objetivo, segundo Nino, é conhecer as linguagens educacionais e tecnológicas que irão auxiliar as práticas pedagógicas das escolas.
“Temos uma rede de ensino recém-informatizada e estamos utilizando, desde o inicio do ano, o material didático do SESI para compor os nossos parâmetros curriculares. Portanto, para nós, será uma ótima oportunidade de trocar experiências neste período de implantação das melhorias, não apenas para corrigir erros, mas também para saber utilizar, da melhor maneira possível, as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela Prefeitura para melhorar o processo ensino e aprendizagem”, contou o secretário.
“Além disso, nossa cidade foi considerada a mais socialmente desenvolvida diante de outras5.565, e a educação tem muito a ver com isso. Portanto, temos o dever de aprimorar a implantação das melhorias na educação municipal, para garantir aos 20 mil alunos da nossa rede de ensino o padrão de qualidade adotado pelo prefeito Marcelo Barbieri, que já é uma referência nacional”, acrescentou Nino.
De acordo a diretora regional do SENAI RJ e diretora superintendente do SESI RJ, Maria Lúcia Telles, o Conecta vai entrar para agenda de eventos do país como um momento do ano para reflexão, debate e avanços na área de educação e tecnologia “com um foco primordial: a participação do público e a troca de experiências”.
“Tendo em vista os objetivos do Seminário, consideramos imprescindível a participação da cidade de Araraquara, reconhecida pelos resultados obtidos pelo seu Município no último IFDM”, colocou a diretora em convite.
Durante os dois dias de Seminário serão realizadas conferências com mesas-redondas e palestras ministradas por profissionais da educação, além de oficinas e espaços que trazem para o público exemplos de tecnologias educacionais que já estão sendo aplicadas em salas de aula do SESI, do SENAI e de outras instituições de ensino.
Esta será a primeira vez em que o SESI e o SENAI do Rio de Janeiro reúnem em um único evento professores, educadores, pesquisadores e especialistas de renome internacional para a criação de um espaço de intercâmbio pedagógico e de inovação.