Confira as feiras de empreendedores e artesãos do final de semana (de 19 a 21/05)

Feiras são organizadas por coletivos de Economia Criativa e fomentam o empreendedorismo, além de gerar trabalho e renda

16/05/2023 - 20h36

As feiras de empreendedores e artesãos agitam o final de semana: sexta (19) tem a GiraFeira na Praça do Carmo; sábado (20) tem 3 feiras: Feira de Cultura Indígena de Araraquara no CEAR, Feira Pets & Vegs no Parque Infantil e Encontro de Brechós na Praça Pedro de Toledo; e no domingo, a programação apresenta: Feira de Cultura Indígena de Araraquara no CEAR, Feira do Botânico no Parque do Botânico e a Feira de Artesanato do Choro das Águas na Praça do Daae – Fonte Luminosa.

As feiras são organizadas por coletivos de Economia Criativa e fomentam o empreendedorismo e atividades econômicas diversas, gerando trabalho e renda para muitas pessoas e criando no município uma cultura de feiras criativas que tem sido um grande destaque.

Vale destacar que as atividades têm o apoio ou a realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da: Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo; Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária; Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade; Secretaria da Cultura e Fundart; Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.

Toda programação é gratuita.

 

Sexta-feira - A GiraFeira será realizada na Praça do Carmo, das 17h às 22 horas. O coletivo GiraFeira agrega artesãos e empreendedores de vários segmentos de Araraquara e região, apresentando uma feira com arte, artesanato, brechó e culinária. O objetivo do grupo é fomentar o empreendedorismo e atividades econômicas diversas, gerando trabalho e renda para muitas pessoas.

Entre os vários tipos de produtos do Coletivo, destacam-se: pintura em pontilhismo, artes plásticas, macramês, artesanato em madeira, peças para decoração, utensílios domésticos artesanais, brinquedos infantis, sebo, brechós, culinária vegana e tradicional, produtos para pets, mandalas, saboaria artesanal, perfumaria artesanal, artigos para cama mesa e banho artesanais, chopp e cerveja artesanal, caldo de cana, plantas, orquidário.

A Praça do Carmo está localizada na Av. 7 de Setembro, entre Ruas João Gurgel e dos Libaneses, no bairro do Carmo.

 

Sábado - A 2ª Feira de Cultura Indígena de Araraquara será realizada no CEAR – Centro de Eventos de Araraquara e Região, das 9h às 18 horas, no sábado e domingo, com organização da Fundação Araporã de Araraquara, em parceria com a Opção Brasil, de São Caetano do Sul, com o apoio da Prefeitura de Araraquara e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, do governo de São Paulo.

O evento promove o diálogo e a valorização da diversidade cultural brasileira, com a participação de mais de 70 artesãos e artesãs representantes de cerca de 20 povos indígenas que residem em aldeias e cidades paulistas. No sábado, às 9h, será feita a abertura do evento com o ritual Toré, realizado pelos Kariri-Xocó e demais representantes dos diferentes povos indígenas presentes. A programação do sábado conta ainda com: rodas e mesas de conversa, exposições, oficinas de: grafismo, canto e dança, pintura corporal, arco e flecha e confecção de artesanato. O encerramento está marcado para as 18h com mais um ritual Toré realizado pelos Kariri-Xocó e representantes dos diferentes povos indígenas presentes. O CEAR está localizado na Rua Ivo Antônio Magnani, 430, no bairro Fonte Luminosa.

Na Praça Pedro de Toledo, o sábado terá o encerramento da Semana Nacional dos Museus e contará com o Encontro de Brechós, realizado pelo Coletivo Quem Garimpa Acha, das 10h às 20 horas. Esta feira de brechós e moda circular e sustentável de Araraquara traz a oportunidade de se vestir e presentear de forma mais sustentável, com expositores que destacam os brechós e as marcas de upcycling de Araraquara e região.

Além dos diversos brechós participantes, a gastronomia e o artesanato também compõem a programação. Chopp, drinks, caldo de cana, pastel, salgados, doces estão no cardápio.

Vale destacar os shows musicais da programação: Bonde das Batukeras (14h) e Baile do Lima (17h). A Praça Pedro de Toledo está localizada na Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7, no Centro de Araraquara.

A 3ª Feira Pets & Vegs acontece o Parque Infantil, das 10h às 19 horas, organizada pela Abraça Vidas Araraquara. A feira apresenta produtos veganos, artigos relacionados ao bem estar animal, além de protetores independentes e grupos de proteção animal de Araraquara.

Comidas deliciosas e diversão estão garantidas na Pets & Veg, sendo uma oportunidade de apoiar a causa animal e conhecer diversas opções de produtos e serviços veganos. Além de produtos pet e culinária vegana, a feira terá: artesanato, estética e massagens, arrecadação solidária de ração, estandes da proteção animal, bingo solidário com muitos prêmios.

O Bingo Animal será realizado a partir das 16 horas, com toda a renda revertida para os protetores da causa animal de Araraquara. O bingo terá diversos prêmios ofertados por empresas amigas da causa animal. O Parque Infantil fica na Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo, no Centro de Araraquara.

 

Domingo - No domingo, novamente será realizada a 2ª Feira de Cultura Indígena de Araraquara, no CEAR – Centro de Eventos de Araraquara e Região, das 9h às 18 horas. O mesmo ritual Toré abrirá a programação do domingo da 2ª Feira de Cultura Indígena de Araraquara, às 9h. Das 9h30 às 17h30 haverá exposição e venda de artesanato. Às 11h terão início as oficinas de canto e dança, confecção de brincos e Maracá. A programação da tarde apresenta roda de conversa e outras oficinas. O encerramento acontece às 18h com mais um ritual Toré realizado pelos Kariri-Xocó e representantes dos diferentes povos indígenas presentes.

O Parque do Botânico recebe os expositores da Feira do Botânico, das 9h às 17 horas, com: economia criativa, arte, artesanato, brechó, culinária, desapego, chopp e cerveja artesanais, com expositores de Araraquara e região. O artesanato e a gastronomia são destaques com seus expositores. Brechó e itens de colecionadores também estão entre as atrações que reunirá variadas opções para presentear com artigos artesanais e de bom gosto, com preços acessíveis. O Parque do Botânico está localizado na Rua Dr. Gennaro Granata, no Jardim Botânico.

O projeto Choro das Águas, na Praça do Daae – Fonte Luminosa, retorna a programação esta semana, com Feira de Artesanato, atividade infantil e apresentação musical. O evento tem início com a Feira de Artesanato do Choro das Águas, a partir das 16 horas.

Crianças, jovens e adultos podem se divertir com a programação gratuita realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart no Choro das Águas. Neste retorno, a Feira de Artesanato, com artesãos e empreendedores de Araraquara e região, abre a programação com muito trabalho manual, fonte de renda para muitos. A feira incentiva e revela muitos artistas, com trabalhos criativos e originais, e que oferecem ótimas e variadas opções de presentes.

Atividade infantil “Piquenique Literário”, com Nerita Pio, e apresentação musical “Choros Clássicos”, com Junior Barros, marcam o início da edição gratuita do Choro das Águas 2023. A Praça do Daae – Fonte Luminosa está localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia - próximo ao Gigantão.

Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO:

Feiras de artesãos e empreendedores

 

·          Sexta (19/05)

 

- 17h às 22h: GiraFeira

Local: Praça do Carmo (Av. 7 de Setembro, entre Ruas João Gurgel e dos Libaneses – Carmo)

 

·         Sábado (20/05)

 

- 9 às 18h: 2ª Feira de Cultura Indígena de Araraquara

Local: CEAR - Centro de Eventos de Araraquara e Região (Rua Ivo Antônio Magnani, 430 - Fonte Luminosa)

 

- 10h as 19h: Feira Pets & Vegs (Elisangela - 98800-2918)      

Local: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

 

- 10h às 20h: Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha” + shows musicais com: Bonde das Batukeras (14h) e Baile do Lima (17h) / Encerramento Semana Nacional dos Museus

Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

 

 

·         Domingo (21/05)

 

- 9 às 18h: 2ª Feira de Cultura Indígena de Araraquara

Local: CEAR - Centro de Eventos de Araraquara e Região (Rua Ivo Antônio Magnani, 430 - Fonte Luminosa)

 

- 9h as 17h: Feira do Botânico

Local: Parque do Botânico (Rua Dr. Gennaro Granata - Jardim Botânico)

 

- 16h: Feira de Artesanato do Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 - Vila Harmonia - próximo ao Gigantão)

 

 

Grátis