Na quinta-feira a definição do 7º Prêmio Zumbi dos Palmares

02/11/2011 - 01h44

Integrantes do Comcedir – Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo reúnem-se nesta quinta-feira, às 18,30 horas no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, para a conclusão do processo de definição do agraciado com o 7º Prêmio Zumbi dos Palmares. A definição do homenageado será feita, mediante escolha, pela maioria dos integrantes do Comcedir.
Neste Mês da Consciência Negra, será entregue o 7º Prêmio Zumbi dos Palmares, homenagem instituída pela Câmara Municipal de Araraquara por meio de Decreto Legislativo, no ano de 2004. O objetivo do prêmio é reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas ou entidades que lutam pela defesa dos direitos dos negros pelo combate ao racismo e ao preconceito étnico racial. Além disso, é também um incentivo às ações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial.
Ao instituir o prêmio, a Câmara Municipal também firmou seu compromisso na defesa dos direitos das pessoas negras e na busca da igualdade entre os indivíduos. A autoria do Prêmio é da Mesa Diretora da Câmara Municipal, acatando sugestão do vereador Carlos Nascimento (PT).
Autor da proposta de criação do Prêmio, o vereador Carlos Nascimento solicitou mais uma vez à Câmara Municipal neste ano, que as entidades da sociedade civil de Araraquara que partilham da luta pelo combate ao racismo, e de ações em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial, indicassem pessoa ou entidade em destaque por sua atuação em defesa dos direitos dos negros e negras. A indicação que deveriam ser feita até o dia 17 de outubro, foi prorrogada, atendendo solicitação do presidente do Comcedir, Francisco Kiko Luiz Salvador até o dia 31 último.
A entrega do “Prêmio Zumbi dos Palmares” será realizada, atendendo determinação do presidente Aluisio Braz (Boi – PMDB)  em Sessão Solene da Câmara Municipal de Araraquara no dia 19 de novembro, véspera do Dia da Consciência Negra.