Projeto Circuito Educador de Saneamento Básico retoma atividades de educação ambiental na Emef Waldemar Saffiotti

Projeto conta com visitas monitoradas à nascente considerada modelo do córrego da Água Branca, entre outros pontos

24/05/2023 - 18h07

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio da Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, em parceria com o DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) e a Secretaria Municipal da Educação, retomaram o Projeto de Educação Ambiental sobre o Saneamento Básico, na EMEF Waldemar Saffiotti.

O objetivo principal do projeto é promover visitas monitoradas a cinco espaços educadores não formais relacionados ao saneamento básico: a nascente considerada modelo do Córrego da Água Branca, a Estação de Tratamento de Água (ETA-Fonte), a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE Araraquara) e Estação de Tratamento de Resíduos (ETR) e a Cooperativa Acácia.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, acredita que o projeto vem para somar às iniciativas de educação ambiental da cidade. “O município de Araraquara reafirma seu compromisso em promover a educação ambiental e a sustentabilidade, garantindo um futuro mais consciente e preservando nossos recursos naturais”, reforça ele.

O coordenador Executivo de Gestão Ambiental, Gelson Caldeira Dantas, explica que a proposta do projeto é apresentar gradualmente os espaços

educadores de forma interdisciplinar e continuada aos estudantes. “No sexto ano, os estudantes visitam a Nascente do Córrego da Água Branca. No sétimo ano, eles têm a oportunidade de conhecer a ETA-Fonte. No oitavo ano, é a vez da visita à ETE Araraquara. E, por fim, no nono ano, os estudantes visitam a ETR e Cooperativa Acácia”, detalha o coordenador, acrescentando que esta abordagem proporciona aos estudantes a oportunidade de conhecer e compreender o ciclo completo do saneamento básico em Araraquara. “Amplia sua conscientização ambiental e a importância dessas etapas para a preservação do meio ambiente”.


O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, ressalta que a intenção é expandir o circuito educador, incluindo visitas aos PEVs (Postos de Entrega de Volumosos - Bolsões) e aos Poços de Captação de Água Subterrânea (Poço Tubular Profundo). “Com essa ampliação, mais espaços educadores não formais serão explorados, aprofundando ainda mais os temas relacionados ao saneamento básico”, defende

Segundo ele, a expectativa é de que, até 2025, todas as turmas dos sextos aos nonos anos da EMEF Waldemar Saffiotti tenham a oportunidade de visitar esses espaços educadores não formais, para fortalecer ainda mais a conscientização ambiental dos estudantes. 

Confira mais informações sobre o projeto no link: https://www.revistarebram.com/ index.php/revistauniara/articl e/view/1470