Armador Nezinho valoriza vitória do AZ Basquete no Gigantão

Equipe venceu primeiro jogo dos playoffs de quartas de final do Campeonato Brasileiro

Fotógrafo: Tetê Viviani
24/05/2023 - 19h20

Nezinho é um dos líderes do AZ Basquete Araraquara

No último sábado (20), o AZ Basquete Araraquara superou o Praia Clube/Gabarito-MG de Uberlândia-MG pelo placar de 80 a 77 no Ginásio do Gigantão, pelo primeiro jogo da série melhor de três dos playoffs de quartas de final do Campeonato Brasileiro de Basquete, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), competição que disponibiliza duas vagas de acesso para o Novo Basquete Brasil (NBB), maior competição da modalidade no país.

O triunfo foi comemorado pelo armador Nezinho, que destaca a evolução da equipe desde o início da competição. "Esse resultado tem uma importância muito grande, já que abrimos os playoffs com uma vitória muito importante e agora jogamos toda a responsabilidade para a equipe do Praia, que tem que vencer os dois jogos para poder passar pela nossa equipe. Acredito que esse jogo foi um divisor de águas para nós porque tivemos alguns momentos decisivos no ano passado, tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa Paulista, e não conseguimos passar de uma maneira positiva nesses jogos de decisão. E no sábado foi um jogo de decisão, tanto emocionalmente, taticamente, tecnicamente, fisicamente, e conseguimos passar", avaliou.

Nezinho sofreu uma lesão na panturrilha, se recuperou e passa por um tratamento intensivo com fisioterapeuta, porém a comissão técnica optou por não colocá-lo em quadra no jogo de sábado. A expectativa é de que o atleta seja liberado para atuar na próxima partida da equipe.

Essa foi a sexta vitória consecutiva do time comandado pelo técnico Fábio Appolinário, sendo uma no amistoso com o Rio Claro na reabertura do Gigantão (96 a 55) e cinco pelo Campeonato Brasileiro. As outras quatro vitórias anteriores foram sobre o Vitória-BA em Salvador-BA (110 a 68), sobre o Basket Osasco no Gigantão (107 a 72), sobre o APAB Blumenau no Gigantão (85 a 68) e sobre o Brusque-SC (75 a 50), também no Gigantão.

Os dois times voltam a se enfrentar nesta sexta-feira (26), às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal CBB TV do Youtube e pelo canal Band Sports. Se o AZ vencer fora de casa, fecha a série e avança à semifinal. Já o time mineiro precisa vencer o próximo jogo para forçar a terceira partida, marcada para domingo (28), às 14h, novamente em Uberlândia.

Quem passar vai ao Final Four do Brasileirão, entre os dias 8 a 10 de junho, com sede ainda a definir. Os outros jogos dessa fase serão entre Brusque (1º Chuí) e LSB (4º Cadum), Cruzeiro (1º Cadum) e Osasco (4º Chuí), e Blumenau (2º Chuí) e Basquete Santos (3º Cadum).

O AZ Araraquara foi lançado oficialmente em janeiro do ano passado pela Prefeitura de Araraquara, através da Fundesport, e com uma parceria com a AZ Colégio e Cursos, rede educacional com sede em Ribeirão Preto e mais de 350 escolas espalhadas pelo Brasil. Outras empresas apoiadoras são Unimed, Gigapixel, Upway CRM, Empório do Corpo, Multifisio e Restaurante Alto Uruguai.