Beneficiários do "Filhos do Sol" acompanham espetáculo no Sesc Araraquara

"Amazonias: ver a mata que te vê" chegou na cidade com dois dias de apresentações e ingressos esgotados

30/05/2023 - 00h54

Neste domingo (28), os beneficiários do programa "Filhos do Sol" prestigiaram o espetáculo "Amazonias: ver a mata que te vê", no Sesc Araraquara. O espetáculo chegou em Araraquara com os dois dias de apresentações com ingressos esgotados. O convite foi feito pelo Sesc Araraquara e os beneficiários foram acompanhados de seus pais, da professora de dança do programa, Luzinete Silva, e de integrantes da Assessoria Executiva de Políticas para a Juventude da Prefeitura de Araraquara.

O espetáculo é o resultado de seis meses de residência e processos criativos envolvendo 35 jovens criadores de 16 a 20 anos, sob direção artístico-pedagógica de Maria Thaís. Concebida por um grupo diverso, a peça se conecta com as questões de identidade e coloca em cena um elenco de maioria composta por negros, com integrantes brancos e indígenas.

A obra dialoga com a exploração histórica do território amazônico e os efeitos das transformações ambientais na sociedade brasileira. Na trilha sonora, os sons das periferias da Amazônia e de São Paulo, se encontram com ritmos como carimbó, tecnobrega, marabaixo, funk e bregafunk.

A professora Luzinete Silva falou sobre a importância da atividade. "O Programa Filhos do Sol deixa sua semente plantada embaixo da árvore de Amazonias, espetáculo prestigiado por eles no Sesc Araraquara, a fim de que floresça ainda mais sua presença nos espaços artísticos/culturais para além de espectadores, alçando voos também como protagonistas na cena artística de nossa cidade", comentou.

O assessor de Políticas para Juventude, Igor Emídio, também valorizou a iniciativa. "Participar deste espetáculo sobre a Amazônia e os povos originários do Brasil é de uma importância ímpar, permitindo mergulhar na riqueza cultural e histórica. Por meio dessa experiência, somos convidados a refletir sobre a preservação ambiental, a valorização da diversidade cultural e a necessidade de proteger e respeitar os povos tradicionais, reforçando assim a nossa identidade e responsabilidade como brasileiros", salientou.

O "Filhos do Sol"

O "Filhos do Sol" é executado e gerido pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos. Para a inserção no programa, os adolescentes e os jovens devem apresentar condições de extremo risco pessoal e social, além de aceitarem o retorno à educação formal, quando não concluída, bem como consentirem na inclusão nas ações ofertadas pelo programa e no plano de acompanhamento pactuado com os serviços que deram origem ao encaminhamento. O programa abrange pessoas que não estão incluídas pelo "Jovem Cidadão".

O repasse dos recursos financeiros é efetuado mediante cartão bancário. Os beneficiários recebem cartões de vale-transporte para fins de participação nas ações ofertadas pelo programa. A concepção do programa ocorreu de articulação da Prefeitura com a Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Araraquara, Ministério Público do Estado de São Paulo, Defensoria Pública e Câmara Municipal de Araraquara.