AZ Araraquara avança à semifinal do Campeonato Brasileiro de Basquete

Vaga foi conquistada com vitória sobre o Praia Clube/Gabarito-MG em Uberlândia

Fotógrafo: Tetê Viviani
30/05/2023 - 01h01

Em um jogo eletrizante realizado neste domingo (28) no Ginásio do Praia Clube de Uberlândia-MG, o AZ Basquete Araraquara superou o Praia Clube/Gabarito-MG por 80 a 79 e fechou em 2 a 1 a série melhor de três jogos dos playoffs de quartas de final do Campeonato BRasileiro de Basquete, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e que disponibiliza duas vagas de acesso para o Novo Basquete Brasil (NBB), maior campeonato da modalidade no país.

Os três confrontos da série foram marcados pelo equilíbrio. No primeiro jogo, realizado no último dia 20 no Gigantão, o AZ Araraquara venceu pelo placar de 80 a 77, enquanto no segundo duelo, realizado na última sexta (26), o time araraquarense acabou derrotado por 79 a 77, resultado que forçou a realização da terceira partida.

No jogo deste domingo, a partida estava empatada faltando 9 segundos para o final, quando Rafael Stabile sofreu uma falta. Ele perdeu o primeiro lance livre, mas converteu o segundo. O time da casa tentou marcar em seu último ataque, mas o time araraquarense conseguiu segurar a vantagem e consolidar a vitória. O destaque da partida foi o pivô Pajé, com 14 pontos, nove rebotes e cinco assistências.

Além do AZ Araraquara, outros dois times já selaram sua classificação para o Final Four. Em Brusque, a Liga Sorocabana venceu o Brusque Basquete por 61 a 56 e fechou a série em 2 a 1. Já em Itatiaiuçu, foi preciso uma prorrogação para definir o classificado entre Cruzeiro Basquete e Basket Osasco. A Raposa conseguiu manter seu mando de quadra nos dois jogos que fez em Minas e venceu por 78 a 72. Nesta segunda-feira (29), o Basquete Blumenau recebe o Basquete Santos, no Galegão, às 19h. O Basquete Santos lidera a série por 1 a 0 e pode fechar. O Blumenau precisa vencer para forçar o jogo 3 no dia 30.

Em 2023, o Final Four terá um formato diferente. Ao invés de dois duelos semifinais e a decisão, as quatro equipes irão se enfrentar em um quadrangular, com todos contra todos, entre os dias 8 a 10 de junho, em sede que será anunciada pela CBB ao fim das quartas de final.

O AZ Araraquara foi lançado oficialmente em janeiro do ano passado pela Prefeitura de Araraquara, através da Fundesport, e com uma parceria com a AZ Colégio e Cursos, rede educacional com sede em Ribeirão Preto e mais de 350 escolas espalhadas pelo Brasil. Outras empresas apoiadoras são Unimed, Gigapixel, Upway CRM, Empório do Corpo, Multifisio e Restaurante Alto Uruguai.