Câmara homenageia empresário Claudio Claudino Militante histórico do Movimento Negro

04/11/2011 - 03h50

A Câmara Municipal de Araraquara realiza sessão solene na noite desta sexta-feira, 04, em sua sede a Rua São Bento, 887, com a finalidade de homenagear com a entrega do Título de “Cidadão Benemérito” o empresário Cláudio Lúcio Claudino. A proposta de concessão do título é de autoria do presidente, vereador Aluisio Augusto Braz (Boi – PMDB).
A entrega ocorre no início do Mês da Consciência Negra, e o presidente “Boi” definiu esta homenagem como uma forma de “homenagear a comunidade negra araraquarense que vem, em todos os tempos, alavancando o progresso e desenvolvimento de Araraquara”.
“Cumpro com prazer a tarefa de reconhecer através de uma propositura a dedicação de um homem que pode muito bem representar toda uma comunidade na medida exata em que se dispõe a colocar sua capacidade empresarial em benefício de toda uma cidade e sua população”.
A sessão solene de entrega da honraria ocupará espaço do Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com início às 20 horas. Claudino Claudino além de sua brilhante trajetória empresarial sempre direcionou suas  atividades a militância no Movimento Negro

Um currículo invejável

De família simples e de poucas posses nasceu Cláudio Lúcio Claudino, em Araraquara aos 16 de setembro de 1958, mais precisamente na Vila Nova ou antigo Risca Faca, antiga região periférica da cidade. Filho do cearense Sr. João Claudino, falecido e da paulista Sra. Nair Damazio Claudino que hoje, do alto dos seus 89 anos, tem a honra de prestigiar esta linda homenagem que é dirigida ao seu filho querido.
O pequeno Cláudio sempre foi líder em seu bairro onde coordenava o time de futebol uniformizado com as camisas que a Dona Nair confeccionava com os sacos de algodão e que serviam para armazenar açúcar. Falando em Dona Nair, ela trabalhava na casa da família do professor historiador  Rodolfo Tellaroli, o qual tinha grande apreço pelo menino Cláudio e estabeleceu com ele os contatos com seus primeiros livros.
O Senhor João Claudino era um homem muito honrado e trabalhador e lutava arduamente para manter a família fazendo, com muita habilidade, poços artesianos e sempre, aos domingos, levava consigo o filho para que o ajudasse e aprendesse um ofício sendo assim conduzido para os caminhos do trabalho, da honra e da dignidade, caminhos estes que trilha até os dias de hoje.
Cláudio Lúcio Claudino estudou em escolas inesquecíveis que fazem parte da história da nossa Araraquara querida. A pré-escola fez na Casa da Criança Cristo Rei, o Parque Infantil no tão amado Eloá do Vale Quadros, O Ginasial no Francisco Pedro Monteiro da Silva, no EEBA fez o Colegial juntamente com o curso técnico da Escola SENAI Henrique Lupo e o curso superior  no antigo Colégio São Bento, hoje UNIARA, onde concluiu o Curso de Direito e Ciências  Jurídicas, sendo qualificado pela OAB.
A Guarda Mirim de Araraquara foi o marco inicial na carreira profissional de Cláudio Claudino, pois foi através da “guardinha” que encontrou o apoio de cidadãos de Araraquara, como o Senhor Rafael Medina, que lhe deram toda a atenção e orientação das quais necessita um cidadão no início de sua vida. Concluído o curso no SENAI , ingressou na Fábrica de Meias Lupo. Porém é na antiga Eletroradiobrás que inicia sua trajetória no segmento do comércio varejista, mas ainda como montador de móveis. 
Porém a oportunidade não tardou e o jovem Cláudio foi convidado a fazer parte do quadro de vendedores das lojas Arapuã e, naquela época apenas três negros trabalhavam como vendedores na Rua 9 de Julho. Foram oito anos e nesta empresa entrou como vendedor e saiu como gerente de vendas.
Outro fato importante ocorreu em sua vida neste meio tempo, conheceu e casou-se com Eulália, com quem teve dois filhos Camila e Guilherme.
O Magazine Luiza anuncia sua chegada em Araraquara e, mais uma vez Cláudio Claudino é convidado a gerenciar uma das filiais a serem inauguradas. Coordena a inauguração das lojas, assume uma das filiais e, após poucos meses vai juntamente com seu amigo-irmão AMAURI BRANDÃO DE PAULA rumo à Franca, trabalhar juntamente com a Senhora LUIZA HELENA, diretora do Magazine Luiza e torna-se comprador e gerente regional.
Mas, o coração estava aqui em Araraquara e o já então profissional retorna, realiza seu grande sonho e funda sua própria empresa, estabelecendo-se no ramo de supermercados e lojas de utilidades e presentes por quinze anos, chegando a contar com mais de cento e cinquenta colaboradores sendo negros em sua grande maioria, fato este que revolucionou os conceitos do mercado de trabalho da cidade e região, sendo inclusive foco dos vários veículos de comunicação, como o é ainda hoje.
Atualmente, Cláudio Claudino dirige a maior e mais variada loja no segmento de comércio varejista de móveis e eletrodomésticos de Araraquara e região, a empresa GALPÃO ESTOFADOS e continua com seu espírito empreendedor aguçado, sempre pronto para novos desafios.
Quanto à militância, atuou desde muito jovem dos movimentos  anti- racismo e para a valorização da auto estima da comunidade negra, empreendendo desde os bailes da antiga Academia do Samba, participando dos primeiros festivais FECONEZU e tantos outros trabalhos desenvolvidos junto à comunidade negra local que se refletem, nos dias de hoje, em benefícios adquiridos e participações efetivas em todos os segmentos sociais onde o negro está presente, mas não só ele, pois o Cláudio Lúcio Claudino que ora é agraciado com este honroso título de CIDADÃO BENEMÉRITO de ARARAQUARA, trabalha para o bem de todos os araraquarenses como ele e outros que chegaram em Araraquara e puderam o conhecer.