Mostra cultural no Parque do Basalto encerra o projeto artístico-cultural ‘De Palma em Palma’

Atividade também marcou a Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

06/06/2023 - 19h05

O Centro Municipal de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Basalto (CMEA-Basalto) recebeu, nesta terça-feira (6), a mostra cultural que marcou o encerramento do projeto artístico-cultural ‘De Palma em Palma’ em Araraquara. A atividade contou com um núcleo de exposição com todos os materiais criados pelas crianças e também uma apresentação teatral dos alunos do projeto. 

A mostra cultural também encerrou a Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Organização da Nações Unidas (ONU), em Estocolmo, Suécia, no dia 5 de junho de 1972.

Na cerimônia desta terça, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, do Desenvolvimento Social e do Turismo, Damiano Neto, elogiou a mostra dos trabalhos de reciclagem dos alunos do CEC Aléscio, a maioria com reaproveitamento de material plástico.

“Parabéns a todos os jovens pelo material exposto. Ao incentivarmos a criatividade e a expressão artística, promovemos a consciência sobre a importância da preservação ambiental e da utilização consciente dos recursos naturais. Desejamos que esse trabalho sirva de inspiração para futuras iniciativas”, afirmou Damiano Neto.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, agradeceu o apoio do prefeito Edinho para a remodelação e reabertura do Parque do Basalto e ressaltou as ações positivas ocorridas recentemente.

“Há exatamente um ano reabrimos o Parque do Basalto e, nesse período, atendemos mais de dez mil alunos das redes pública e privada de Araraquara. Ao todo, por aqui passaram 78 mil visitantes de diversos municípios da região, de outros estados e de outros países”, relatou Porsani.

O secretário do Meio Ambiente ainda agradeceu os parceiros que viabilizaram o projeto e os servidores das secretarias de Meio Ambiente e Educação. “Agradeço imensamente o Ministério da Cultura, a Cutrale, a Velloni Produções Artísticas, além, é claro, dos servidores que atuam nas secretarias municipais que participaram da iniciativa”. 

 

Lixo no lixo

O estudante Davi Gonçalves, de 11 anos, do CEC Aléscio, já visitou o Parque do Basalto três vezes e foi claro quanto à preservação do meio ambiente. “Não é legal jogar lixo na natureza e na rua. O lixo deve ser colocado no local do lixo. O que eu mais gosto no Basalto é ir na cachoeira e brincar nas escadas”, disse Davi.

A aluna Vitória Maria Gomes da Silva, 11, se apresentou pela primeira vez em peça teatral e também ficou contente com os espectadores e com o trabalho exposto de produtos recicláveis.  “No começo senti vergonha, mas depois foi legal me apresentar para os amigos e autoridades. E gostei de fazer a reciclagem e ajudar a preservar o meio ambiente”, disse.

Também participaram do evento a coordenadora de educação integral Alzira Cristina Gonçalves, representando a secretária de Educação, Clélia Mara dos Santos; o diretor de relações trabalhistas André Luís Feloni, da Cutrale, e o diretor Sérgio Anjos da Silva, da Favorita Produções.

 

Projeto “De Palma em Palma” 

O projeto teve início em agosto do ano passado, com objetivo de democratizar o acesso às arte,s por meio de oficinas de diversos segmentos direcionadas a crianças e jovens de regiões afastadas dos grandes centros.

A iniciativa foi das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Educação, em parceria com a Velloni Produções Artísticas, com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da empresa Cutrale.

Em Araraquara, as oficinas culturais com o foco em artes visuais utilizando material reciclado foram realizadas no CE Aléscio Gonçalves dos Santos, Jardim Pinheiros, para 100 crianças de 9 e 10 anos, com a artista local Leonilde Mukoyama.

Além disso, cerca de 800 alunos das redes públicas municipal e estadual fizeram visitas guiadas ao Parque do Basalto para educação ambiental e contribuíram para o reflorestamento do parque, com o plantio de mudas nativas.

O projeto cumpriu um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental firmado entre o Ministério Público, a Cutrale e a Prefeitura.

 

Visite o Basalto

O Parque do Basalto fica localizado na Avenida São João, s/n, no Jardim Pinheiros, e seu horário normal de funcionamento é de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. O local fica fechado para manutenção às segundas-feiras.

Visitas monitoradas, incluindo as escolas do município (redes municipal, estadual e particular de ensino), podem ser agendadas junto à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Mais informações pelo telefone: (16) 3331-4866.