Orçamento Participativo: centro cultural será criado no antigo Matadouro Municipal

Demanda foi eleita nesta segunda-feira (5) na plenária da Região 5, que envolve a Região Central e bairros como Santa Angelina e São Geraldo

Fotógrafo: Divulgação
06/06/2023 - 19h32

Na noite desta segunda-feira (5), o CER Leonor Mendes de Barros (Parque Infantil), no Centro, sediou a plenária da Região 5 do Orçamento Participativo, que elegeu como prioridade a criação de um centro cultural no antigo Matadouro Municipal, no Santa Angelina. Essa foi a maior plenária do ano até o momento, com a participação de 286 pessoas.

A demanda, eleita com 184 votos, prevê uma série de melhorias no espaço com o propósito de alcançar toda a população da cidade. O projeto visa fazer do local um centro de formação e trocas de conhecimento, abrigando uma biblioteca temática e promovendo bate-papos, oficinas e palestras, além de incentivar a economia solidária. A proposta de transformação do local faz parte do Projeto Centro Cultural - Ateliê Público Araraquara, é uma iniciativa do GEART (Grupo de Estudos em Arte).

O prefeito Edinho elogiou o engajamento da população para eleger o projeto. "A cultura foi a grande vencedora da noite. Foi eleita a recuperação do antigo casarão conhecido como Matadouro Municipal para a criação do Centro Cultural. O objetivo é a implementação de projetos e oficinas culturais, especialmente para crianças e adolescentes. Um lindo projeto. Obrigado a todos pelo carinho e parabéns pela organização à equipe de Participação Popular", frisou.

A Região 5 do OP envolve o Centro e os bairros do Santa Angelina, São Geraldo, Jardim das Oliveiras, Vila Ferroviária, Jardim Maracanã, Vila Godói, Jardim Nova América, Vila Higia, Domingos Sávio I e II, Conjunto Habitacional Prof. Hermínio Pagotto, Residencial Parque da Fonte, Fonte, Vila Del Fiori, Jardim Biagioni, Vila do Servidor, Jardim Dom Pedro, Vila Girassol, Jardim Independência, Vila Harmonia, Jardim Primavera, Vila José Bonifácio, Jardim Residencial Barbugli, Vila Nina, Jardim Santa Rita de Cássia, Vila Yamada, Jardim Tangará, Loteamento Eldorado e Loteamento São Francisco.

Essa foi a terceira Plenária Regional do ano. Na primeira, realizada no dia 22 de maio, a Região 1 elegeu como prioridade a reforma e ampliação do CER Zilda Martins Pierre, no Jardim Paraíso. Na segunda, realizada no dia 29 de maio, a Região 3 elegeu a reforma e ampliação do Caic Prefeito Rubens Cruz, no Jardim Roberto Selmi Dei.

Ao todo, serão 11 plenárias onde serão votados as obras ou programas baseados nas prioridades eleitas em 27 reuniões na fase sub-regional. A fase sub-regional do programa apontou quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo).

Além das plenárias sub-regionais e regionais, OP 2023 conta com sete plenárias temáticas. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No último dia 10, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro "Mestre Jorge". No último dia 18, a Plenária das Pessoas com Deficiência elegeu a ampliação do Centro de Referência do Autismo "Aldo Pavão Júnior". As outras temáticas são as Plenárias da Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade. A última plenária do ano está prevista para 19 de julho.

Participaram da plenária o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), os vereadores Alcindo Sabino (PT), Fabi Virgílio (PT), Luna Meyer (PDT) e Carlão do Jóia (Patriota), além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.