"Prefeitura nos Bairros" impulsiona sinalização de trânsito na cidade

Sinalizações verticais e horizontais, além de placas com nomes de ruas, estão entre os serviços fortalecidos pelo programa

15/06/2023 - 23h35

Com sua edição 2023 iniciada no dia 28 de fevereiro, o programa "Prefeitura nos Bairros", que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas, já se encontra em sua quinta fase e acumula números relevantes de serviços realizados. Um dos destaques do programa é a atuação da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana no que diz respeito à sinalização de trânsito das regiões atendidas.

De acordo com o último balanço do programa, foram realizados nos primeiros 94 das de programa um total de 20.999 metros quadrados de demarcação viária; 5.360,5 metros quadrados de pintura de guias; 711 implantações de placas de trânsito; 2.998 implantações de placas de nomes de ruas; 100 trocas de postes de sinalização; 1.270 revitalizações de postes de sinalização; 139 instalações de novos postinhos de concreto; e 206 endireitamentos de postes de sinalização.

O secretário da pasta, Nilson Carneiro, apontou que a sinalização horizontal ganhou um grande impulso com o programa. "A sinalização horizontal envolve a pintura de faixas de pedestre, balizamento, retenção, faixa de vaga para idosos, vaga para deficientes, entre outras. Temos completado principalmente retenções de 'Pare'. Em relação às placas, que chamamos de sinalização vertical, temos principalmente sinalizado os principais corredores dos bairros e trocando as placas, já que tem muitas placas antigas, enferrujadas, placas de 15 anos, até mais tempo. As placas antigas eram feitas de aço e agora temos trocado, principalmente as placas de 'Proibido estacionar' e as placas de 'Pare'. É interessante que agora usamos um material novo, que é o ACM, um tipo de sanduíche de alumínio que é anti-roubo porque se a pessoa roubar e derreter, o material mistura tudo e não dá para reutilizar. Isso é muito bom porque houve muito problema de roubo. Então agora a tecnologia desenvolveu essa placa de ACM, que também tem a vantagem de ter mais durabilidade do que as placas antigas que estão enferrujando", comentou.

O secretário apontou outros serviços importantes realizados por meio do programa. "Uma outra atividade que nós estamos fazendo na sinalização é a questão de implantação de placas de nome de logradouros, que são as placas de nomes de rua. Nós fixamos de preferência nos postes da CPFL, postes de esquina, e colocamos em uma esquina sim, outra não. A cidade tinha um déficit grande de placas de nomes de rua e estamos com um volume muito bom, conseguindo cobrir esse déficit. Em algumas ruas também estamos implantando algumas lombadas, de acordo com o índice de acidente, principalmente próximo às escolas. Então estamos fazendo um trabalho completo e com bastante sucesso por meio do Prefeitura nos Bairros", concluiu.

O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara, e que visa levar todos os serviços da Prefeitura para perto das pessoas. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, manutenção de próprios, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Fase atual

A fase 5, que teve início no dia 30 de maio e vai até 30 de junho, atua nos bairros do Carmo, São José, Quitandinha, Bairro dos Machados, Campus Ville, Jardim Ártico, Jardim Cecília, Jardim dos Ipês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Tamoio, Jardim Vitória, Maria Luiza, Parque São José, Vila Bela Vista, Vila Kátia, Vila Progresso, Jardim São Paulo, Loteamento Dona Elisa, Parque Apolo, Parque do Carmo, Residencial Amábile, Residencial Alexandre Bertoni, Residencial Guarapari, Residencial Santa Mônica, Solidariedade, Vila DER, Village Alego e Chácara Califórnia.

Enquanto as equipes de zeladoria e manutenção atuam nas ruas, o atendimento social dessa região é realizado no o CER Concheta Smirne Mendonça (Rua Salviano Rosalino, 1870, Vila Bela Vista) mesmos dias (30 de maio e 30 de junho), das 8h30 às 13h30.

Bairros já beneficiados

A fase 1 do Prefeitura nos Bairros passou, entre os dias 28 de fevereiro e 24 de março, pela região composta pelos bairros Parque Residencial São Paulo, Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

A fase 2 atuou, entre os dias 27 de março e 6 de abril, pela região composta pelos bairros Parque das Hortências, Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rei, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.

Já a fase 3 atuou entre os dias 10 e 28 de abril na região que envolve os bairros Cecap, Jardim Iguatemi, Residencial dos Oitis, Conjunto Habitacional Victório De Santi 1 e 2, Distrito Industrial 2, 5 e 7, Jardim Altos do Cecap, Jardim Rafaela Amoroso Micelli, Jardim Regina, Residencial dos Manacás, Vila Aracoara, Adelino Silva, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre e Vila Bonilha.

A fase 4 envolveu os bairros Yolanda Ópice, Jardim Martinez, Vila Melhado, Jardim Araraquara, Jardim das Paineiras, Jardim das Palmeiras, Jardim Florença, Jardim Itália, Jardim Palmares, Jardim Paulista, Jardim Portugal, Jardim Santa Júlia III, Jardim Água Branca, Jardim Eliana, Jardim Higienópolis, Jardim Mangiacapra, Jardim Nova Época, Jardim Padre Anchieta, Jardim Santa Rosa, Parque Alvorada, Vila Maria Helena, Vila Normandia, Distrito Industrial I, Jardim Arangá, Jardim Castelo, Jardim das Gaivotas, Jardim Panorama, Jardim São Jorge, Vila Furlan, Vila Guaianazes, Vila Suconasa, Vila Nova, Residencial Antônio Melhado e Residencial Irmãos Laurini.